Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expoingá

Pecuária disputa vagas de cursos

Manejo de gado de corte tem até fila de espera. Com 41 eventos técnicos, feira deve qualificar mais de mil pessoas

Ainda há vagas nos cursos sobre rendimento do gado de leite | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Ainda há vagas nos cursos sobre rendimento do gado de leite (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A demanda crescente por mão de obra qualificada fez da bovinocultura a área mais concorrida na programação de cursos e palestras da Expoingá. Os profissionais da pecuária de corte e leite não perderam tempo após a abertura das inscrições e há inclusive fila de espera.

O curso de manejo de bovinos de corte teve as 15 vagas preenchidas três semanas antes da abertura do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro ao público. De acordo com a coordenadora dos cursos do Serviço Nacional de Apren_dizagem Rural (Senar) para Maringá e região, Angélica Pelisson, existe uma demanda crescente por esse tipo de qualificação. "Só não aumentamos o número de turmas por falta de estrutura física e de instrutores", disse.

Ela atribui o interesse à força da bovinocultura na economia regional. O curso de manejo de bovinos é requisito para o curso de inseminação artificial, oferecido pelo Hospital Veterinário de Castelo Branco, fator que amplia a disputa por vagas.

Além de manejo e inseminação, as discussões abrangem reprodução, ganho de peso, casqueamento, rendimento de leite, avaliação de vacas leiteiras. A pecuária é assunto também de eventos sobre ovinocultura e de integração de pastagens, lavouras e florestas.

Os cursos da Expoingá são oferecidos por meio da parceria entre Sociedade Rural de Maringá, o Sindicato Rural de Maringá e o Senar. Ao todo, a feira oferece 22 cursos, que somam 350 vagas, e 19 palestras, que reúnem de 30 a 250 pessoas. A maior parte desses eventos ainda tem vagas. Entre os inscritos, os produtores e trabalhadores ocupam 60% das vagas, preenchidas também por estudantes e técnicos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.