Chegou a R$ 1,28 bilhão o faturamento do pólo moveleiro de Arapongas, Norte do estado, no ano de 2007. Apenas em exportações o setor, que emprega aproximadamente 10 mil funcionários na região, lucrou US$ 65,4 milhões. São 195 empresas que fabricam móveis em Arapongas. Elas correspondem por 64,75% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.
O setor moveleiro de Arapongas é o maior do estado e o segundo maior do Brasil. Mas, não é apenas nos números que o segmento de fabricação de móveis de Arapongas se destaca. O pólo serve de exemplo no tratamento de seus resíduos industriais e no sistema criado para promover o reflorestamento. Empresários do estado de Mato Grosso visitaram a cidade em novembro para conhecer as iniciativas e resultados obtidos pelos industriais de Arapongas.
O grupo visitou a Central de Tratamento de Resíduos Industriais (Cetec), criada pela preocupação com meio ambiente, mas que permite que os empresários do setor não sofram com sanções de órgãos ambientais.
Os empresários e representantes de entidades também conheceram o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, que desenvolve o Programa de Reflorestamento Simflor. A iniciativa foi a alternativa encontrada para suprir a demanda de matéria-prima e garantir a sustentabilidade do pólo moveleiro. Assim, as empresas também ganham competitividade, já que utilizam madeira certificada, oriunda de reflorestamento.



