• Carregando...
Coleta de dados em Maringá  deve seguir  até sexta-feira (22) | Fábio Dias - Gazeta do Povo
Coleta de dados em Maringá deve seguir até sexta-feira (22)| Foto: Fábio Dias - Gazeta do Povo

Principais dúvidas quanto ao Censo

- Pela legislação, o cidadão é obrigado a responder o censo?

Sim. A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, obriga a prestação de informações estatísticas e a recusa pode gerar multa e até 10 vezes o maior salário mínimo vigente

- Como identificar o recenseador?

O recenseador do IBGE veste o colete azul do órgão e porta um computador de mão com o logo do IBGE. O morador também pode confirmar o nome e o número da matrícula do pesquisador ligando gratuitamente para o número 0800 721 8181 ou consultando o site do IBGE (www.ibge.gov.br/censo2010)

- O morador pode responder pela internet?

Sim. Mas para isso, é preciso a visita de um recenseador, que vai entregar um envelope com o código de acesso e o endereço eletrônico.

- O recenseador precisa entrar em casa?

Não. As respostas ao recenseador podem ser feitas do lado de fora de casa ou em outro lugar, em qualquer dia e horário.

- Quem não respondeu o censo e quer participar deve fazer o que?

Se você não recebeu a visita de um recenseador ou um comunicado pedindo para marcar uma visita, aguarde. A coleta de dados pode ser feita até o fim deste mês. Caso tenha recebido a carta com os telefones, basta fazer contato e marcar a entrevista.

Maringá pode atingir a marca de 350 mil habitantes neste ano. Esta é a expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que está finalizando a coleta de dados para o Censo no município. Em toda a cidade, ainda restam aproximadamente 4,5 mil residências fechadas, ou seja, que não foram incluídas na contagem dos recenseadores.

Até segunda-feira (18), já haviam sido contabilizados 336.407 moradores, número que supera o volume estimado para o município, que era de 335.511 habitantes. "Se levarmos em consideração que a média de moradores na cidade é de 3,05 por domicílio, nós esperamos recensear pelo menos mais umas 13 mil pessoas", explicou a coordenadora de subárea do Censo em Maringá, Sônia Calixto Gomes.

Com isso, o número oficial de moradores da cidade chegaria a 349,4 mil moradores.

Ainda segundo Sônia, os trabalhos de coleta já poderiam ter sido encerrados se não fosse a chuva dos últimos dias e a dificuldade para encontrar os moradores nas residências. A maior parte dos locais fechados está concentrada na Zona 07.

"Os moradores desta região são, basicamente, pessoas que trabalham e estudam o dia inteiro. Nós estamos visitando as casas pela manhã, à tarde e à noite, inclusive nos finais de semana e feriados, mas está havendo um desencontro", afirmou.

A coleta deve ser finalizada esta semana, entre quarta (20) e sexta-feira (22), restando praticamente uma semana para o fim do prazo para o trabalho dos recenseadores.

Caso o prazo termine sem o recenseamento de todos os moradores, o IBGE vai arbitrar para o município a média da população. "Em último caso, nós vamos incluir a média populacional da área correspondente às localidades fechadas", explicou Sônia.

Agenda a visita

Diante da dificuldade, o IBGE solicita àquelas pessoas que não foram visitadas pelo recenseador que agendem um horário. A visita pode ser marcada pelos telefones (44)3226 3567 e (44) 3226 0521.

Em relação ao número de residências, os recenseadores já ultrapassaram em 8% a quantidade estimada pelo IBGE em 2009. Ao todo, 110.163 domicílios já foram visitados – no ano passado, a estimativa apontava a existência de 101.670 domicílios no município.

Quase 10 milhões de pessoas já foram recenseadas no Paraná

No Paraná, 93% da população estimada - ou 9,9 milhões de pessoas - já foi recenseada, com 3,1 milhões de residências, o que equivale a 97% das casas ocupadas. A coleta foi encerrada em 226 municípios (57%). Já no Brasil, 178,1 milhões pessoas (93% da população) já fazem parte dos dados do Censo, com 53,4 milhões (92%) das residências habitadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]