• Carregando...

O estádio Willie Davids, em Maringá, poderá ser utilizado por uma seleção de futebol durante a pré-temporada da Copa do Mundo de 2014. Para tanto, a Prefeitura planeja realizar uma reforma para se adequar às exigências da Fifa, entidade máxima do esporte. Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Márcio Stabile, as obras deverão começar em 2011 ou 2012, podendo se estender por até dois anos.

O diretor afirma que a ideia de oferecer o estádio para a pré-temporada surgiu em reuniões no segundo semestre do ano passado. A princípio, a intenção era interditar o estádio de 2010 a 2013. No entanto, a comissão, formada pela Prefeitura e pelo Convention & Visitors Bureau da cidade, decidiu adiar as obras, a fim de não prejudicar os times locais, o Grêmio Maringá e o Maringá Iguatemi.

Mesmo quando a reforma começar, o estádio não será totalmente interditado, pelo mesmo motivo. Stabile conta que a intenção é realizar as obras por partes, para que jogos possam ser realizados, mesmo que a capacidade, de 20 mil pessoas, seja reduzida. "A Prefeitura terá de instalar cadeiras em toda a arquibancada descoberta [hoje, só há cadeiras na parte coberta], modernizar as cabines de imprensa e os camarotes, e ampliar os vestiários em praticamente metade da capacidade", relata.

Em entrevista em janeiro, o prefeito Silvio Barros comentou que as obras deverão custar cerca de R$ 2 milhões. Stabile diz considerar que é um investimento que vale a pena, já que Maringá será vista pela imprensa de todo o mundo, além de movimentar a economia. "Para escolher um município, as confederações analisam, antes, toda a estrutura hoteleira e de transportes, por exemplo", explica.

Japão

Como o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014, a seleção brasileira é a única que já está classificada. No entanto, mesmo sem saber quais times vão disputar a competição, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, parece ter uma predileção pela japonesa. "O prefeito já entrou em contato com a embaixada e com o governo do Japão, para oferecer o estádio à seleção", revela. "Como o município tem muitos descendentes de japoneses, a embaixada e o governo japoneses se mostraram interessados."

Apesar disso, Stabile diz que o estádio será oferecido para todas as seleções classificadas. A pré-temporada ocorre nos 30 dias anteriores ao início da competição e serve para que os jogadores se adaptem ao país-sede.

Interdição

Os sonhos são grandes, mas, hoje, o estádio está interditado. Como não está de acordo com as exigências da Federação Paranaense de Futebol (FPF), não pode receber qualquer jogo de futebol, seja oficial ou amistoso. Desde dezembro, o vice-presidente da FPF e presidente da comissão de inspeção de estádios, Reginaldo Cordeiro, realizou três vistorias. A mais recente ocorreu na manhã de quinta-feira (22). Em todas elas, Cordeiro diz ter feito as mesmas solicitações. "É necessário providenciar o isolamento total do campo de futebol com alambrado, reparar alguns pontos da tela que impede o acesso de pessoas por meio do muro externo e construir mais um complexo de sanitários", explica.

Stabile diz que o estádio estará de acordo com essas exigências até agosto, quando começarão os jogos da terceira divisão do Campeonato Paranaense de Futebol. Ele acrescenta que aguarda um documento da FPF que listará quais são as exigências para a realização de jogos amadores. "Tentaremos obedecê-las até maio, para liberar o estádio para os amistosos."

Qual a sua opinião sobre o uso do estádio? Deixe o comentário no formulário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]