Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Presos passam mal por conta de supostos problemas na alimentação

A desconfiança é do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindarspen) do Paraná. Os presos, que estavam com vômitos e diarréia, foram atendidos por um grupo de profissionais da saúde que foi até o local

Vários presos passaram mal, ao longo da segunda-feira (23), na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). De acordo com o gerente administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) no município, Vilson Brasil, um grupo de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde teve de ir até o local para atender os presos, que estavam com vômitos e diarreia. "A gente acredita que eles comeram algum alimento estragado na janta de domingo", diz.

A situação estava regularizada na manhã desta terça-feira (24). No entanto, o problema abre discussão para a qualidade da alimentação dos presos. Segundo Brasil, uma empresa terceirizada foi contratada pelo governo para servir café da manhã, almoço e janta. "Além dos presos, os outros funcionários, incluindo os agentes penitenciários, que também comem essas refeições, reclamam da qualidade dela, desde o modo de preparo até a presença de corpos estranhos na comida."

O gerente administrativo do Sindarspen acrescenta que nenhum agente penitenciário passou mal, provavelmente pelo fato de que a troca de plantão ocorre, sempre, às 19h. Para ele, os agentes, tanto aqueles que deixaram como aqueles assumiram o plantão, jantaram em casa. Por conta disso, o Sindarspen não tomará nenhuma atitude.

Atualmente, cerca de 90 agentes penitenciários trabalhos na PEM. A capacidade é de 370 presos - segundo Brasil, o número de presos gira em torno desse limite.

O JM tentou entrar em contato com o gerente da PEM, Eduardo Krevieski. No entanto, a atendente disse que ele não estava presente. Já a assessoria da Secretaria de Justiça do Paraná, que responde pela rede de penitenciárias estaduais, informou que uma declaração será divulgada apenas no período da tarde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.