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Maringá

Procon multa cinco bancos por desrespeitarem limite de espera na fila

A multa ocorreu depois de uma fiscalização no Centro de Maringá. Agentes do Procon autuaram as agências bancárias que deixaram clientes mais de 20 minutos na fila

Duas equipes do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) visitaram cinco agências bancárias no Centro de Maringá, na tarde desta sexta-feira (15). A fiscalização surpresa dos agentes multou as cinco agências visitadas em R$ 42,5 mil por não cumprirem o limite de 20 minutos para que cada cliente seja atendido. O maior tempo de espera na fila de um banco verificado pelo Procon foi de 33 minutos.

A ação das equipes fiscalizadoras ocorreu depois que 7 mil pessoas realizaram um abaixo-assinado reclamando do tempo perdido nas filas bancárias. Além da monitoração das filas, o Procon encontrou outras irregularidades: falta de senhas de atendimento e assento para os clientes.

De acordo com o coordenador do Procon, Dorival Dias, as reclamações contra instituições bancárias ultrapassam o número de 120 por mês. "A população não pode passar por esse tipo de constrangimento", afirmou Dias. "As fiscalizações não vão parar. Vamos continuar a verificar as irregularidades nesses e em outros bancos. As agências autuadas hoje se comprometeram a resolver os problemas."

Dias lembrou ainda que no final e início de cada mês a situação nos bancos é ainda pior. "São dias em que as agências estão lotadas em razão dos pagamentos de salários e quitação de dívidas por parte dos clientes. Nesse período o tempo de espera pode dobrar."

Segundo o Sindicato dos Bancários de Maringá, responsável pelo recolhimento do abaixo-assinado, realizado em dezembro de 2008, em frente à agência central do Banco do Brasil, em Maringá, as queixas feitas ao Procon representam 6% do total recebidas pelo órgão todos os meses.

Foram multados o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Unibanco e Sicredi. A reportagem entrou em contato com as agências autuadas, mas não conseguiu contato com os gerentes.

Lei

A lei municipal de Maringá determina que o tempo máximo de espera nas filas dos bancos não pode ultrapassar os 20 minutos em dias comuns. Até o dia 5 de cada mês, um dia antes e um dia após os feriados, o tempo permitido de espera é de 30 minutos.

Os clientes que se sentirem lesados por conta de tempo de espera na fila podem ligar para o telefone do Procon de Maringá (44) 3293-8150.

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