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Amigas e rivais

Ao mesmo tempo em que Maringá e Londrina iniciam uma batalha para participar do projeto de construção da Ferrovia Norte-Sul, trabalham juntas para viabilizar a construção da linha do Trem Pé Vemelho, rota para passageiros entre as duas regiões metropolitanas. Um estudo está sendo preparado nesse sentido.

"Faremos uma avaliação da demanda por este tipo de transporte. A proposta é concluirmos esses trabalhos até julho, dando um novo impulso para os estudos. A idéia é que a partir de 2013 o trem já comece a rodar entre Paiçandu e Ibiporã ", explicou Samuel Gomes.

A pesquisa deve ser feita com 40 mil pessoas nos 13 municípios participantes do eixo ferroviário, quantidade que equivale a cerca de 2% da população desta área. Para realizar o trabalho, entre foram selecionados estudantes universitários e das escolas técnicas da região.

A recém-criada Ferrosul iniciou o processo de captação de recursos para construção da ferrovia Norte-Sul, no trecho paranaense, o que logo de cara acendeu a velha rivalidade entre Londrina e Maringá. As duas cidades terão que disputar por onde o traçado deverá passar. Maringá tem a preferência da Ferroeste, que comandará os trabalhos. "Quanto mais a oeste (passar o ramal) melhor, pois precisamos desenvolver o interior do estado e do país", disse Samuel Gomes, presidente companhia. Londrina era a preferida do Ministério dos Transportes, mas a ideia ficou praticamente superada após reunião entre as lideranças, realizada nesta quarta-feira (24), em Brasília.

A Ferroeste pretende apoiar a realização de traçado alternativo da ferrovia Norte-Sul, no trecho em que a estrada de ferro cortará o Paraná. Em dezembro, o Ministério dos Transportes apresentou à Ferroeste, um "ensaio de traçado", que passaria por Londrina e Guarapuava. Contudo, a estatal paranaense defende a construção passando por Maringá e Campo Mourão. O ponto final do ramal seria Laranjeiras do Sul. Quem não gostou nada disso foi o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT). Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25), ele reclamou o fato de perder essa obra para Maringá, "assim como já perdemos o gasoduto", disse.

A definição de adotar o novo traçado no momento da elaboração do projeto foi definida em reunião da recém-criada Ferrosul com a presidência da Valec Engenharia, Construções e Ferrovia, estatal federal ligada ao Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira (24). Barbosa Neto disse ainda que tentará reverter o quadro, pois considera essa uma conquista grande para Londrina. Ainda não há prazo para o fechamento dos convênios.

O ensaio de traçado idealizado pelo Ministério começaria em Panorama, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, entraria no Paraná pela região de Londrina, seguiria até Guarapuava, terminando em Pato Branco. A contraproposta da Ferroeste prevê entrada no estado pela região de Maringá, Campo Mourão e finalizando em Laranjeiras do Sul. Após essa etapa, outra fase seria a ligação até Chapecó (SC), e em seguida Erechim (RS). O projeto da Ferrosul - formada pelos estados de do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – de interligar os estados por meio de linhas de trem ganhou simpatia do governo federal e deve ter orçamento incluído nas obras do Programa de Aceleração do Cresciemento (PAC).

Segundo Gomes, a preferência não é por Maringá, mas por Campo Mourão. "Eu defendo que passe por Campo Mourão, já que ali está a Coamo, a maior cooperativa da América Latina". A Ferroeste teria, segundo o presidente, desenvolvido um projeto de viabilidade econômica que aponta esse traçado como mais vantajoso. O sugerido pelo Ministério seria ainda mais caro.

A ligação ferroviária em questão foi apenas um dos pontos tratados, já que a implantação de outros trechos está com a negociação mais adiantada. Um deles é a conclusão da ligação entre Maracaju (MS) e Paranaguá. Segundo Gomes, esse é um grande desafio para o desenvolvimento do estado, já que o único acesso por trilhos ao porto é através de uma linha construída ainda no período imperial. A Ferrovia Norte-Sul já tem trechos concluídos na região Centro-Oeste. No próximo dia 9 de abril, o presidente Lula deve inaugurar a linha entre Colinas do Tocantins e Guaraí (TO), segundo informações da Valec.

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