• Carregando...

O advogado maringaense Wilson Luiz Darenzo Quinteiroé primeiro suplente pelo partido e deve assumir a vaga de Carli Filho que protocolou renúncia na tarde desta sexta-feira (29). A confirmação é do presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Paraná, Severino Araújo. Outro nome foi cogitado para assumir a vaga, Mario Manoel das Dores Roque ,de Paranaguá, mas segundo o PSB, ele não tem mais vínculo com o partido. "Fizemos requerimento em 2008 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reconheceu por meio de resolução de março de 2009 que as questões de suplência são internas do partido, confirmando Quinteiro como primeiro suplente", disse Araújo. Carli Filho está hospitalizado desde o dia 7, quando se envolveu em um acidente que resultou na morte de duas pessoas.

Quinteiro disse que recebeu a notícia da renúncia de Carli Filho em Maringá e passou a tarde atendendo ligações de políticos do estado que queriam lhe parabenizar pela vaga, entre os quais, o prefeito de Curitiba Beto Richa e o governador Roberto Requião. "Há uma unanimidade em relação ao meu nome, tanto por parte do governo como da oposição" disse Quinteiro.

Segundo ele, já houve contato por parte da Assembleia e ele segue para Curitiba já nesta segunda-feira (1.º) para acompanhar os trâmites legais. O advogado se coloca como um político de postura independente e que acredita num novo grupo político para Maringá. "É preciso fazer a diferença, votando nas questões importantes para sociedade", disse.

O advogado e produtor rural Wilson Luiz Darenzo Quinteiro é primeiro suplente de deputado estadual do Paraná pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e presidente da Associação de Defesa do Consumidor de Maringá (Adecom). Nasceu em Maringá no dia 8 de abril de 1971 e já nos tempos de faculdade atuou como líder estudantil, sendo presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e diretor do Diretório Central de Estudantes (DCE).

Nas eleições municipais de 2004, como candidato a prefeito de Maringá pelo PSB obteve 10 mil votos. Dois anos depois, como candidato a deputado estadual, fez mais de 24 mil. Foi novamente candidato a prefeito em 2008, ficando na terceira colocação.

Disputa pela vaga

Mesmo com a confirmação pelo partido que Quinteiro é o suplente da vaga deixada por Carli Filho, a assunto ainda deverá render muita polêmica. Mario Manoel das Dores Roque, atualmente no PMDB, foi melhor colocado que o advogado maringaense no pleito de 2006, e alega ser ele o 1.º suplente. Roque explicou que já assumiu a cadeira do PSB em outra ocasião por cerca de dois meses, mesmo depois de não ter mais vínculo com o partido. "Se a Assembleia convocar Quinteiro vai estar indo contra um decisão que eles já tomaram anteriormente", disse ele. Roque afirmou que não saiu do PSB, foi expulso do partido e que isso, segundo ele, não significa infidelidade partidária.

"Dependendo do que acontecer, na segunda-feira eu vou entrar com mandado de segurança", afirmou, se referindo à suposta convocação pela Assembleia Legislativa de Wilson Quinteiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]