Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TSE

Queda no sistema interrompe cadastramento biométrico na região de Maringá

Mau funcionamento do banco de dados causou interrupção de três horas nas centrais de atendimento de Maringá e Paiçandu

O trabalho de recadastramento biométrico na região de Maringá ficou interrompido por três horas nesta terça-feira (16). De acordo com o analista judiciário Julian do Nascimento, uma queda no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocasionou grande tumulto nas centrais de atendimento de Maringá e Paiçandu.

"Infelizmente, o TSE teve a necessidade de fazer uma manutenção no cadastro eleitoral, em virtude de um mau funcionamento em uma das tabelas do banco de dados do Sistema ELO", explicou em nota encaminhada para a imprensa. A operação durou entre 11h40 e 14h40. Os eleitores que estavam em Maringá foram orientados a retirar senha e retornar outro dia.

De acordo com o TSE, aproximadamente de 107,7 mil eleitores maringaenses já fizeram o recadastramento, 41,9% do total. A revisão também já foi feita por 13,2 mil moradores de Paiçandu (51,3%); 1 mil de Floresta (20,7%); 697 de Doutor Camargo (13,9%) e 642 de Ivatuba (24,3%). Nos cinco municípios são aguardados aproximadamente 295,4 mil eleitores, dos quais 137,7 mil já fizeram a revisão.

Obrigatoriedade

O recadastramento será realizado até 4 de outubro. Os eleitores devem comparecer ao antigo Fórum Eleitoral de Maringá (Av. Herval, 968, Centro) com o Título de Eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência.

Quem não realizar o cadastramento biométrico terá o título cancelado e só poderá votar depois de regularizar a situação. A falta do documento complica a vida do eleitor, pois impede a obtenção de passaporte, a matrícula em instituições públicas, a solicitação de empréstimos em bancos estatais e a ocupação de cargo público.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.