• Carregando...

O trabalho de recadastramento biométrico na região de Maringá ficou interrompido por três horas nesta terça-feira (16). De acordo com o analista judiciário Julian do Nascimento, uma queda no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocasionou grande tumulto nas centrais de atendimento de Maringá e Paiçandu.

"Infelizmente, o TSE teve a necessidade de fazer uma manutenção no cadastro eleitoral, em virtude de um mau funcionamento em uma das tabelas do banco de dados do Sistema ELO", explicou em nota encaminhada para a imprensa. A operação durou entre 11h40 e 14h40. Os eleitores que estavam em Maringá foram orientados a retirar senha e retornar outro dia.

De acordo com o TSE, aproximadamente de 107,7 mil eleitores maringaenses já fizeram o recadastramento, 41,9% do total. A revisão também já foi feita por 13,2 mil moradores de Paiçandu (51,3%); 1 mil de Floresta (20,7%); 697 de Doutor Camargo (13,9%) e 642 de Ivatuba (24,3%). Nos cinco municípios são aguardados aproximadamente 295,4 mil eleitores, dos quais 137,7 mil já fizeram a revisão.

Obrigatoriedade

O recadastramento será realizado até 4 de outubro. Os eleitores devem comparecer ao antigo Fórum Eleitoral de Maringá (Av. Herval, 968, Centro) com o Título de Eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência.

Quem não realizar o cadastramento biométrico terá o título cancelado e só poderá votar depois de regularizar a situação. A falta do documento complica a vida do eleitor, pois impede a obtenção de passaporte, a matrícula em instituições públicas, a solicitação de empréstimos em bancos estatais e a ocupação de cargo público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]