Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Censo 2010

Recenseadores encerram trabalho sem concluir coleta de dados em Maringá

Sequência dos trabalhos será feita por supervisores do IBGE. Até esta segunda, já haviam sido contabilizados 347.614 moradores - cidade deve superar a marca de 350 mil

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerram os trabalhos em Maringá nesta segunda-feira (25), sem concluir a contagem da população. De acordo com a coordenadora de subárea do Censo em Maringá, Sônia Calixto Gomes, a sequência dos trabalhos será feita pelos supervisores do instituto.

"Maringá conta com 41 supervisores, que tem até o dia 31 para encerrar a coleta de dados. Depois desse período, o IBGE fará a tabulação dos dados", explicou Sônia.

Até segunda-feira (25), já haviam sido contabilizados 347.614 moradores, número que supera o volume estimado para o município, que era de 335.511 habitantes. A expectativa é de que o município atinja a marca de 350 mil habitantes neste ano.

Em relação ao número de residências, os recenseadores já ultrapassaram em 11% a quantidade estimada pelo IBGE em 2009. Ao todo, 113,6 domicílios já foram visitados – no ano passado, a estimativa apontava a existência de 101.670 domicílios no município.

Ainda segundo Sônia, os trabalhos de coleta já poderiam ter sido encerrados se não fosse a dificuldade para encontrar os moradores nas residências. A maior parte dos locais fechados está concentrada na Zona 07. "Os moradores desta região são, basicamente, pessoas que trabalham e estudam o dia inteiro. Nós estamos visitando as casas pela manhã, à tarde e à noite, inclusive nos finais de semana e feriados, mas está havendo um desencontro", afirmou.

Mais de 10 milhões de pessoas já foram recenseadas no Paraná

No Paraná, 95,1% da população estimada - ou 10,1 milhões de pessoas - já foi recenseada, com 3,2 milhões de residências, o que equivale a 99,2% das casas ocupadas. A coleta foi encerrada em 322 municípios (80,7%).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.