Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
maringá

Três mil jovens participam de ato pela paz

Evento, promovido pela Igreja Católica em diversos pontos do país, protestou contra violência envolvendo jovens. Arcebispo da cidade lançou cartilha para a juventude

Cerca de três mil jovens participaram neste domingo (25), em Maringá, de um ato pela paz promovido pela Igreja Católica, em comemoração ao Dia Nacional da Juventude. A estimativa é da Pastoral da Juventude. O evento começou com uma missa presidida pelo arcebispo do município, dom Anuar Battisti, e seguiu com uma caminhada pelas principais ruas da região central, conduzido por um carro de som. Durante o evento, dom Anuar lançou uma carta pastoral aos jovens, que pode ser acessada aqui.

O Dia Nacional da Juventude foi comemorado em diversas cidades do país, como em Curitiba, onde, no sábado (24), reuniu cerca de 1,2 mil pessoas. Em Maringá, o evento seria encerrado à noite, com um show com Wilson Rocha e a Banda Tropa de Elite. A Pastoral estimava que, durante o show, mais duas mil pessoas se juntassem ao grupo, elevando para cinco mil o número de participantes - meta inicial do encontro.

Durante a caminhada, foi reafirmada a posição dos religiosos contra a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. "O caminho para combater a violência é a criação de políticas públicas", disse na última sexta-feira (23) a coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá, Renata Requena.

Protesto ocorre após onda de assassinatos

Por coincidência, o protesto ocorreu depois de uma semana em que Maringá teve três homicídios, vitimando dois jovens de 20 e 21 anos. O primeiro assassinato ocorreu no sábado (17), quando Tony Cesar Santos da Silva, 21 anos, foi morto a tiros no no distrito de Iguatemi. As outras duas mortes ocorreram na quinta-feira (22), em um bar do Parque Avenida. Dois homens, entre eles um de 20 anos, foram mortos com vários tiros disparados por pistolas 7 milímetros.

Houve ainda mais um homicídio neste mês: no dia 9, um suposto traficante de drogas foi assassinado durante o dia no Jardim Alvorada. Com essas mortes, a cidade, que passou 52 dias sem esse tipo de crime, registra 35 homicídios no ano. A título de comparação, o ano de 2008 terminou com 48 assassinatos na cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.