• Carregando...

Cerca de três mil jovens participaram neste domingo (25), em Maringá, de um ato pela paz promovido pela Igreja Católica, em comemoração ao Dia Nacional da Juventude. A estimativa é da Pastoral da Juventude. O evento começou com uma missa presidida pelo arcebispo do município, dom Anuar Battisti, e seguiu com uma caminhada pelas principais ruas da região central, conduzido por um carro de som. Durante o evento, dom Anuar lançou uma carta pastoral aos jovens, que pode ser acessada aqui.

O Dia Nacional da Juventude foi comemorado em diversas cidades do país, como em Curitiba, onde, no sábado (24), reuniu cerca de 1,2 mil pessoas. Em Maringá, o evento seria encerrado à noite, com um show com Wilson Rocha e a Banda Tropa de Elite. A Pastoral estimava que, durante o show, mais duas mil pessoas se juntassem ao grupo, elevando para cinco mil o número de participantes - meta inicial do encontro.

Durante a caminhada, foi reafirmada a posição dos religiosos contra a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. "O caminho para combater a violência é a criação de políticas públicas", disse na última sexta-feira (23) a coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá, Renata Requena.

Protesto ocorre após onda de assassinatos

Por coincidência, o protesto ocorreu depois de uma semana em que Maringá teve três homicídios, vitimando dois jovens de 20 e 21 anos. O primeiro assassinato ocorreu no sábado (17), quando Tony Cesar Santos da Silva, 21 anos, foi morto a tiros no no distrito de Iguatemi. As outras duas mortes ocorreram na quinta-feira (22), em um bar do Parque Avenida. Dois homens, entre eles um de 20 anos, foram mortos com vários tiros disparados por pistolas 7 milímetros.

Houve ainda mais um homicídio neste mês: no dia 9, um suposto traficante de drogas foi assassinado durante o dia no Jardim Alvorada. Com essas mortes, a cidade, que passou 52 dias sem esse tipo de crime, registra 35 homicídios no ano. A título de comparação, o ano de 2008 terminou com 48 assassinatos na cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]