• Carregando...
Confira o mapa com as mudanças nas vias da Zona 7, em Maringá | Ilustração
Confira o mapa com as mudanças nas vias da Zona 7, em Maringá| Foto: Ilustração

Os motoristas que circularem pelas ruas da Zona 7, próximas ao Jardim Universitário, em Maringá, devem redobrar a atenção a partir deste domingo (22). A Secretaria de Transportes (Setran) vai alterar o sentido de oito vias. As mudanças são necessárias para a implantação do sistema de binários. Agentes da Setran vão estar nos locais para orientar os motoristas. Também foi reforçada a sinalização horizontal e a instalação de placas indicativas.

As vias que vão sofrer alterações são as ruas Professor Lauro E. Werneck, que passa a operar em sentido único centro-bairro; Paranaguá (bairro-centro); Osvaldo Cruz (sentido Lauro Werneck-Quintino Bocaiúva); Tiete (sentido Bocaiúva/-Mandaguari), Bragança (sentido campus da UEM-Bocaiúva); Jangada (sentido Bocaiúva-Mário Urbinatti; Quintino Bocaiúva (sentido Colombo-Mário Urbinatti) e Mandaguari (terá duas mãos entre Tiete e Lauro Werneck e mão única entre Tiete e Bocaiúva).

O maior polo gerador de tráfego em Maringá é a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por isso as mudanças levaram em conta os melhores acessos para a instituição que ganhará um portão de saída na Rua Bragança, que de acordo com a direção da UEM estará aberto na segunda-feira.

Com as mudanças de sentido nas vias o transporte coletivo também sofre alterações. A partir de domingo as linhas 010, 021, 324 Thais, UEM e 428 E terão algumas alterações de itinerários no sentido bairro – centro. Para alertar os usuários do transporte coletivo a Setran está distribuindo cartazes em pontos de ônibus, nas linhas que sofrerão mudanças e em residências.

No dia 29 de novembro, a Setran concluirá as mudanças nas proximidades da Avenida Morangueira. A Rua Antonio Marin ficará no sentido único bairro/centro e a Rua Dr. Miguel Ferreira servirá para deslocamentos do centro para o bairro, bem como a Rua Ardinal Ribas. Duas vias na região seguem do oeste para leste: Rua Clementina Basseto e Alberto Byngton Jr. A Rua 10 de Maio segue na direção leste/oeste.

A 3ª etapa será concluída em 13 de dezembro nas ruas da Zona 2. No sentido centro/bairro ficará a Rua Vaz Caminha. No sentido bairro/centro os motoristas poderão seguir pelas Ruas Martin Afonso e pela São Marcelino Champagnat. No sentido leste/oeste, para quem segue do Parque Florestal para o Parque do Ingá, por exemplo, as alternativas são as Ruas Felipe Camarão, Santa Maria e Padre Germano José Mayer. No sentido contrário, as opções serão as Ruas Monte Pascoal, Antonio Salema, Dr. Arion Ribeiro dos Campos e Fernandes Vieira.

Na 4ª e última etapa será concluída com a implantação dos binários, em janeiro. As duas vias da Avenida Paraná e da Avenida Herval seguem na direção Colombo/Catedral e a Avenida Duque de Caxias a Avenida São Paulo terão todo o tráfego direcionado no sentido Catedral/Colombo.

As principais vantagens do sistema de binários que serão executados em Maringá, segundo a Setran, são as possibilidades das sincronizações dos semáforos, a permissão de conversão à esquerda nas principais avenidas centrais e a fluidez do trânsito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]