• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quem está com saudades do frio pode comemorar. Depois do tempo instável dos últimos dias, a chuva e a nebulosidade darão lugar à uma massa de ar seco e frio que irá derrubar as temperaturas e trazer geada para boa parte do estado a partir de quarta-feira (08).

O início da semana ainda será marcado pelo tempo úmido, com ocorrência de chuvas nas regiões leste e norte do Paraná, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Na segunda-feira (06), as temperaturas médias variam entre a mínima de 12ºC, em Curitiba e Ponta Grossa, e máxima de 20ºC, em cidades como Maringá, Londrina e Apucarana.

“A questão da nebulosidade e da chuva dos últimos dias está associada ao escoamento da umidade que se concentra no Paraguai e no Mato Grosso do Sul e é trazida pelos ventos que ocorrem na atmosfera”, explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes.

Na terça-feira (07), esta nebulosidade começa a se deslocar em direção a São Paulo, ainda com resquícios de chuva nas regiões norte e leste, e passa a dar lugar à massa de ar frio que virá do centro da Argentina.

Geada

Segundo o meteorologista, este resfriamento terá uma aproximação rápida, o que fará com que o frio seja razoavelmente intenso a partir da quarta-feira (08), quando há previsão de geadas para as regiões sul, sudoeste e leste do estado.

Neste dia, as mínimas previstas são de 1°C e 2°C, para União da Vitória e Guarapuava, respectivamente, e de 5° C para Curitiba. Em Pato Branco, a máxima não passa dos 9°C, enquanto em Londrina e Apucarana os termômetros podem chegar aos 20°C.

Na quinta-feira (09), a geada deverá atingir praticamente todo o estado, o que deixa o alerta para os agricultores. Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava terão mínimas abaixo de zero neste dia.

“O tempo estável e frio irá se estender até sexta-feira. A partir de sábado (11) uma nova área de instabilidade voltará a se formar”, prevê o meteorologista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]