• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) confirmou na manhã de ontem que a relação de candidatos classificados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que distribui vagas em universidades públicas usando a nota do Enem, foi alterada após a divulgação, o que fez com que alguns alunos perdessem a vaga que acreditavam ter conseguido.

Segundo informações do ministério, a lista de espera foi divulgada no domingo passado, como era previsto. Mas, cerca de 30 minutos depois, a lista precisou ser alterada, excluindo alguns nomes de candidatos, porque algumas instituições tiveram de incluir, por ordem judicial, matrículas que não tinham sido feitas inicialmente. Com isso, foram reduzidas as vagas disponíveis nessas instituições e, consequentemente, a lista de aprovados do domingo também diminuiu.

O MEC não informou quantos alunos foram prejudicados pela alteração em todo o país, mas o pró-reitor de Graduação da Uni­versidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Maurício Alves Mendes, disse que seriam cerca de 300. Na instituição, houve 8 casos – 6 em Curitiba e 2 no interior. "O MEC não emitiu uma lista de aprovados com base na lista de espera, o resultado era passado apenas para o estudante. Nós, na UTFPR, colocamos o resultado em nosso site, mas alguns alunos não fo­­ram aprovados. Não sei porque o Sisu calculou o número errado de estudantes aprovados", disse.

Segundo o pró-reitor, os estudantes que constavam na lista de domingo, mas tiveram o nome removido, devem ganhar uma nova chance hoje, quando a UTFPR divulga a primeira lista de chamada organizada pela própria instituição. Mendes adiantou que, dos 807 convocados no domingo, metade ainda não havia se matriculado até o meio da tarde de ontem. Há cerca de 7 mil candidatos na lista de espera da UTFPR. "Consultamos o nosso departamento jurídico e o que vale é o critério original do edital. Ou seja, quem está em lista de espera será chamado na sequência, conforme disponibilidade de vagas", afirmou.

Serviço: A convocação de hoje estará no site da UTFPR (www.utfpr.edu.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]