• Carregando...

O Ministério da Educação divulgou ontem a relação de candidatos aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo para ingresso em instituições públicas de ensino superior que usa como critério o desempenho dos candidatos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A consulta pode ser feita no site sisu.mec.gov.br. Os selecionados na segunda chamada deverão fazer as matrículas nas próprias instituições em que foram aprovados, nos dias 30 e 31 deste mês.

Dos 108 mil candidatos selecionados na primeira chamada, apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas – e foram redistribuídas na segunda chamada. Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior.

De acordo com o MEC, esse porcentual de preenchimento da primeira chamada é normal e semelhante ao de anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocações, 97% das vagas foram ocupadas.

Lista de espera

Após a matrícula dos aprovados em segunda chamada, caso ainda existam vagas disponíveis, o sistema eletrônico vai gerar uma lista de espera, que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão de hoje até 1.° de fevereiro.

Neste ano, o Sisu recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de estudantes – cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade.

O curso de Análise e De­­sen­vol­­vimento de Sistema do Ins­tituto Federal de São Paulo foi o mais procurado do processo. No total, 21,9 mil candidatos se inscreveram para disputar uma vaga nesse curso. Como a divisão do MEC é apenas pelo curso, sem diferenciar a localidade, esse número se refere a todos os alunos que se inscreveram para essa opção do Instituto Federal de São Paulo –incluindo todos os câmpus da entidade.

Na sequência dos cursos mais concorridos estão Ciência e Tec­­nologia da Universidade Federal do ABC (19.751 inscrições), o mesmo curso da Universidade Federal Rural do Semi-árido (18.667), Pedagogia da Universidade Fe­­deral do Piauí (15.358) e Admi­­nistração da Universidade Federal de Pernambuco (14.062).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]