Ninguém está proibido de matar a fome no costelão lá pelas 5 horas da manhã. Mas é bom estar preparado para os efeitos da "extravagância" alimentar. A combinação costela + cerveja antes de dormir não é das mais saudáveis. Segundo o médico Antônio Carlos Campos, presidente da Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, o cardápio dos costelões 24 horas carne, maionese, batata e polenta frita, arroz, salada verde e farofa está longe de ser um exemplo de equilíbrio nutricional. "É uma dieta muito rica em proteínas e gordura, mas pobre em carboidratos. A tendência é de que as pessoas também comam poucos legumes e salada", afirma.
Sede
Além disso, como a costela é um alimento gorduroso e salgado, é comum a ingestão de muito líquido, principalmente a cerveja. "A gordura retarda o esvaziamento do estômago e a ingestão de líquidos provoca um movimento gastro-esofágico, o chamado refluxo."
Para quem não tem hérnia de hiato, o incômodo é uma possibilidade. Para quem tem, uma certeza de noite maldormida, azia e gosto ruim na boca. A dica, segundo Campos, é não exagerar na costela e dar um intervalo de algumas horas entre a refeição e o sono, sem é claro tomar cerveja nesse meio tempo.



