Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
greve

Médicos residentes de 25 estados continuam em greve, diz associação

Segundo ANMR, residentes do DF também permanecem paralisados. Ministério da Saúde diz que aguarda fim da greve para retomar negociações

Médicos residentes que atuam em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) de 25 estados e do Distrito Federal permanecem em greve nesta quinta-feira (2), segundo a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). A paralisação teve início em 17 de agosto e deve continuar por tempo indeterminado.

De acordo com a associação, o Brasil tem 22 mil médicos residentes, dos quais mais de 80% estariam em greve. A categoria reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio de R$ 1.916,45 que é paga aos residentes. Eles pedem ainda que seja fixada uma data-base anual para o reajuste salarial da categoria, além de direito a licença-maternidade de seis meses e pagamento correspondente ao 13º salário.

Em 16 de agosto, o Ministério da Saúde informou, em nota, que ofereceu aumento de 20% na bolsa mensal a partir do Orçamento de 2011. O texto também anuncia a criação de um grupo de trabalho para analisar as reivindicações dos médicos residentes. A proposta, no entanto, foi considerada insuficiente pelos grevistas, de acordo com a ANMR.

Segundo a assessoria de imprensa da associação, os médicos residentes aguardam uma nova proposta do Ministério da Saúde, e não devem retomar as atividades até que aconteçam negociações.

Já o Ministério da Saúde, também segundo sua assessoria de imprensa, diz que mantém a proposta de reajuste feita antes do início da paralisação e só deve negociar novas propostas com o fim da greve.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.