• Carregando...
 | Marlene Bergamo/ Folhapress
| Foto: Marlene Bergamo/ Folhapress
  • Tanque coberto de pão em protesto à fome no mundo

Desenho humano

Cerca de 1,5 mil pessoas, entre índios e visitantes da Cúpula dos Povos da Rio+20, formaram um enorme desenho humano na Praia do Flamengo. A ação foi idealizada pela ONG Amazon Watch com o objetivo de chamar a atenção sobre os riscos sociais e ambientais provocados pela construção de grandes barragens e usinas hidrelétricas nos rios da Amazônia. O desenho das pessoas na areia formou um globo terrestre rodeado por rios e com a inscrição "Rios para a vida" e também com a imagem de um índio apontando para o sol.

Tanque de pães

Um tanque de guerra de tamanho real construído com centenas de pães foi exposto ontem no Morro Santa Marta, no Rio, em um chamado simbólico de ONGs à Rio+20 para combater a violência, a pobreza e a fome. "O pão é um símbolo de tudo o que as pessoas precisam: educação, justiça, meio ambiente", disse Holger Güssefeld, artista idealizador do projeto. O objetivo foi exigir dos governantes presentes no Rio a redução de 10% dos gastos militares para investimentos em saneamento básico, educação e para a erradicação da pobreza.

Revolta feminina

Entidades de defesa dos direitos das mulheres expressaram sua decepção com o rascunho final da Rio+20, após a exclusão da expressão "direitos reprodutivos" em um dos parágrafos do documento. Segundo ONGs, o termo foi retirado por pressão de países muito religiosos e usado como moeda de troca na barganha por outros aspectos do texto. Mulheres de várias nacionalidades protestaram do lado de fora do Riocentro, exibindo cartazes e faixas contra a discriminação sexual e a violência física e psicológica contra o sexo feminino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]