• Carregando...

O pesquisador do Scripps Institution of Oceanography, Tony Haymet, fez uma defesa nesta terça-feira à preservação dos oceanos.

O principal argumento usado por ele é de que os oceanos oferecem 50% do oxigênio respirado na Terra, além do petróleo e gás, e da proteína dos peixes e outros organismos vivos.

Haymet falou durante a TEDxRio+20, evento sobre tecnologia, entretenimento e design que acontece no Forte de Copacabana, no Rio, e antecede o início da Rio+20 (a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável), que começa amanhã e vai até o próximo dia 22.

O pesquisador participa de um trabalho que tenta buscar novas formas de vida em águas profundas. Um robô desce a profundidades acima de 4.000 metros e capta amostras do fundo dos oceanos. O trabalho pode ser feito por dias. Após terminar a bateria, parte do robô se solta e retorna à superfície com as amostras.

Segundo Haymet, as coletas estão sendo feitas e o estudo final pode demorar dez anos para ser concluído. "Cerca de 71% do planeta é formado de oceanos e precisamos cuidar deles. Uma das preocupações é que estamos tirando muitas coisas dos oceanos, como peixes", disse.

Outro problema apontado por ele é o aumento de dióxido de carbono produzido pelo homem e captado pelos oceanos."Isso tem tornado os oceanos mais ácidos e se continuar assim será mais difícil encontrar vida nos mares, além do aumento dos níveis e o aquecimento global e derretimento das geleiras", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]