• Carregando...

Um garoto de oito anos morreu vítima de meningite em Curitiba. O caso foi registrado no último fim de semana e confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (31).

O menino chegou até o Hospital Pequeno Príncipe, na capital, na noite da última sexta-feira (27). Ele apresentava febre e dores de cabeça. Foi diagnosticada a meningite. O estado de saúde do garoto agravou-se rapidamente e, no sábado (28), ele acabou morrendo.

Em razão da evolução rápida da doença, é provável que o garoto tenha sido infectado com a meningite meningocócica, um dos tipos mais graves da enfermidade e que é causado por uma bactéria.

O menino estudava na Escola Municipal Professor Francisco Hübert, no bairro Alto Boqueirão. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os alunos da mesma turma da vítima e os familiares do garoto já receberam antibióticos para prevenir a doença.

Meningite no Paraná O Paraná registrou 1.222 casos de meningite - de todos os tipos - em 2009 e 71 pessoas morreram por causa da doença no estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com relação somente aos casos de meningite meningocócica, foram 110 situações no Paraná no ano passado, sendo que houve 24 óbitos. Até o primeiro semestre deste ano, haviam sido registrados 423 casos de meningite e 26 pessoas morreram. Deste total, 39 situações foram de meningite meningocócica, dos quais sete morreram.

Em Curitiba, foram registrados 337 casos de meningite – de todos os tipos - em 2009 e 18 pessoas morreram. Até esta terça-feira (30), ocorreram 202 casos de meningite e nove mortes.

A doença

A meningite é uma inflamação na membrana que protege o sistema nervoso central. Um dos tipos de meningite mais graves é a meningocócica, causada por uma bactéria. O paciente precisa receber cuidados médicos de forma breve, já que a doença pode deixar sequelas e até levar à morte.

A transmissão ocorre quando se tem contato com secreções ou com a saliva de uma pessoa que contraiu a doença. Alguns dos sintomas da doença são rigidez no pescoço, febre alta, dor de cabeça, vômito, entre outros.

Para evitar o contágio, os médicos recomendam que as pessoas lavem as mãos de forma correta com água e sabão várias vezes ao dia. Outro cuidado importante é manter os ambientes ventilados (principalmente ônibus e locai de grande circulação) para que o ar possa circular e seja renovado.

Em caso de suspeita de meningite, a pessoa deve consultar um médico, que irá prescrever o tratamento de acordo com o agente causador da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]