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Completado um mês da ampliação do horário de atendimento da área de benefício das agências do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), em Curitiba, o número de segurados atendidos aumentou de 10% a 15%, porém a quantidade de requerimentos de benefícios se manteve.

Os dados são da gerente executiva do INSS em Curitiba, Cinara Wagner Fredo, que frisa que o pedido de informação é o responsável pelo aumento nos atendimentos. O movimento de segurados nos postos ficou na média - de 600 a 800 por dia nas maiores agências.

Desde 16 de janeiro todas as quatro agências da capital paranaense e uma de Paranaguá - Litoral do estado - passaram a funcionar de 8h às 18h, quatro horas a mais que o normal. A medida de ampliação foi autorizada após o anúncio do governo federal e tinha como objetivo acabar com o problema das enormes filas.

FilasNa agência XV de Novembro, no Centro de Curitiba, o tempo médio de espera na fila para o primeiro atendimento era de duas horas nos dias que antecederam a mudança. Um mês depois, segundo a gerente executiva, o cenário de espera não mudou muito - "diminuiu é verdade - mas aqui em Curitiba não vimos tanto a diferença porque nós agendamos a consulta, o que evita as enormes filas".

O motivo não foi a grande procura e sim a cultura do segurado. "As pessoas acham que tem que vir cedo para a agência se não ela não vai ser atendida. Acabou que no horário extra em algumas agências o movimento era muito pequeno", explica Cinara.

Mais recursosO horário ampliado não tem data prevista para terminar, mas para a gerente executiva do INSS em Curitiba, o ideal é que permanecesse, "desde que seja oferecido recurso humano, de logística, de espaço físico e do sistema", opina.

"Nas agências de Curitiba e na de Paranaguá tivemos que redistribuir os poucos servidores para cumprir a ampliação do horário", conta Cinara.

A gerente acredita que o número de servidores corresponde a 70% do ideal e espera que o Ministério da Previdência cumpra o que foi anunciado: novas contratações.

Avaliação estadualA reportagem tentou entrar em contato com a gerência regional Sul, em Florianópolis, que é responsável pelas 52 agências do Paraná, para uma avaliação estadual, mas as ligações não foram retornadas. A gerência ainda responde pelos postos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

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