Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Mercado Municipal será reformado e terá área dobrada

Reforma será feita em 2008 e deverá consolidar o espaço como centro gastronômico e de turismo, além de mercado para orgânicos

Ao completar meio século de existência, no ano que vem, o Mercado Municipal de Curitiba passará por obras de reforma e ampliação que praticamente duplicarão a área construída e consolidarão o local como pólo turístico e gastronômico. A licitação foi aberta na última quinta-feira, com a publicação pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) de um edital de tomada de preços para serviços de topografia, sondagem e elaboração de projetos, com valor total estimado de R$ 447.395,28.

O custo total da execução ainda não foi estimado, mas o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara, informou que 12 representantes paranaenses na Câmara dos Deputados e no Senado apresentaram emendas ao Orçamento da União para garantir a destinação de recursos à obra. Ainda de acordo com o secretário, o projeto de Orçamento que tramita na Câmara Municipal também prevê verba para a reforma do mercado. "Será a resolução de problemas crônicos", promete.

As mudanças deverão assegurar mais conforto aos usuários. O mercado recebe cerca de 50 mil consumidores por semana e deverá ter um acréscimo de 7 mil com a área de orgânicos. Uma das maiores dificuldades para os freqüentadores é estacionar seus veículos. Esse gargalo será resolvido com a construção de um estacionamento vertical, que terá inicialmente 360 vagas, com possibilidade de ampliação.

A parte logística também passará por modificações. As operações de carga e descarga, que atualmente causam transtornos aos moradores das imediações, passarão a ser feitas dentro do mercado. Para isso será construída uma nova entrada pela Avenida Sete de Setembro.

"A carga e descarga de peixes atenderá às normas da vigilância sanitária", afirma a supervisora de Planejamento do Ippuc, arquiteta Célia Regina Bim.

A área de alimentação será ampliada, com a implantação de novos restaurantes, enquanto os já existentes serão melhorados.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.