• Carregando...
O médico Drauzio Varella e o youtuber Felipe Neto
O médico Drauzio Varella e o youtuber Felipe Neto| Foto: Montagem/Gazeta do Povo

A convite do Ministério da Saúde, o médico Drauzio Varella e o youtuber lulista, Felipe Neto, estão entre os palestrantes do Seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia Covid-19, que acontece nesta segunda-feira (11) e na terça-feira (12), no auditório Embaixador Wladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty.

Felipe Neto e Drauzio Varella devem palestrar a partir das 14h30 desta segunda-feira (11) em um painel que debaterá o tema: A informação como aliada da ciência durante e depois da pandemia.

Criticado pela mudança abrupta de posicionamento sobre a esquerda e o presidente Lula (PT), Felipe Neto integra um grupo de trabalho montado pelo Ministério dos Direitos Humanos para combater “o discurso de ódio e o extremismo”.

Em maio do ano passado, Neto participou de um evento promovido pela Unesco em defesa da liberdade de imprensa a pedido de Lula (PT).

Durante o período mais agudo da crise sanitária causada pelo vírus chinês, em dezembro de 2020, Felipe Neto foi flagrado jogando futebol com os amigos.

Desde o início das medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos, o youtuber se posicionou favorável ao isolamento e distanciamento social sob pretexto de evitar a disseminação da Covid-19.

Após a repercussão negativa do vídeo do futebol, Neto pediu desculpas em suas redes sociais e anunciou um período de isolamento de 14 dias.

“Errei. Decidi jogar um último futebol do ano. Como goleiro, indo e voltando de máscara, sem contato com ninguém e passando álcool em tudo. Ainda assim, é um erro. Não cometerei novamente até a vacina. Peço perdão pelo mau exemplo”, disse o youtuber à época.

Já o médico Drauzio Varella criou polêmica por causa de um vídeo do dia 30 de janeiro de 2020 em que afirmava não haver necessidade de pânico e que a Covid-19 seria apenas um “resfriadinho”. No vídeo, Varella também diz que não se justificariam medidas restritivas por conta da provável chegada do vírus chinês ao Brasil.

“Você abre o jornal, coronavírus na primeira página de todos os jornais brasileiros e de todos os jornais do mundo. Que impressão dá isso? Impressão que está acontecendo uma catástrofe. Vem aquelas imagens que a gente ouviu falar da gripe espanhola [...] Isso nunca vai acontecer, primeiro porque esse vírus não tem esse potencial. De cada 100 pessoas que pegam o vírus, 80, 90 pessoas tem um resfriadinho de nada”, disse médico à época.

Semanas depois, em março de 2020, o médico gravou outro vídeo dizendo que “minimizar a situação, chamar o novo coronavírus de ‘gripezinha’ ou ‘fantasia’, é uma irresponsabilidade”.

O médico publicou o segundo vídeo no dia 23 de março de 2020, três dias depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter chamado a Covid-19 de “gripezinha”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]