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Neblina é problema recorrente no aeroporto Afonso Pena, que ficou fechado na manhã desta quarta-feira. | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Neblina é problema recorrente no aeroporto Afonso Pena, que ficou fechado na manhã desta quarta-feira.| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, cobrou nesta terça-feira (03) que o Paraná encontre um local para a construção de um novo aeroporto em Curitiba. "Já está na hora de o Governo do Estado tentar encontrar um sítio para o novo aeroporto que não esteja tão dentro da cidade e que tenha as condições meteorológicas adequadas", disse o Franco, durante o programa Bom Dia Ministro, que vai ao ar semanalmente.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ficou fechado para decolagens e aterrisagens na manhã desta quarta-feira (04) por causa da forte neblina registrada na região do terminal. "Precisamos entender que os aeroportos necessitam estar em áreas que garantam um ambiente climático mais adequado para essa prestação de serviço", disse o ministro.

De acordo com a Infraero, que administra o Aeroporto Afonso Pena, o terminal ficou fechado por 98,5 horas em 2013. O número representa apenas 1,1% do tempo total de funcionamento do aeroporto, que opera 24 horas por dia. De janeiro a maio desse ano o Afonso Pena ficou fechado por 10 horas (0,2% do tempo total de operação).

Melhorias

De acordo com a Infraero, há a previsão de instalação de novos equipamentos no aeroporto Afonso Pena em 2015. O novo instrumento é o ILS Categoria 3, aparelho que auxilia a aproximação dos aviões mesmo com visibilidade quase zero. O terminal já possui o ILS Categoria 2, que facilita o pouso de aviões em condições adversas.

Segundo a Infraero, para a utilização do ILS Categoria 3 as empresas aéreas terão que se adaptar. Será necessária a capacitação dos pilotos para usar o novo equipamento e a modernização das aeronaves.

Governo do Estado

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) afirmou ter sido surpreendida com a declaração do ministro. "A Seil considera que legalmente tal atribuição [procurar um novo local para o aeroporto de Curitiba] é de responsabilidade única do Governo Federal, especificamente da SAC, por ser esse assunto estratégico para o Brasil", diz a nota.

A secretaria afirmou também que a economia da região do Aeroporto Internacional Afonso Pena pode ser atingida com a mudança de local do aeroporto.

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria de Infraestrutura e Logística foi surpreendida pela afirmação do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, sugerindo que o Governo do Paraná estude a mudança do local do aeroporto de Curitiba. A Seil considera que legalmente tal atribuição é de responsabilidade única do governo federal, especificamente da SAC, por ser esse assunto estratégico para o Brasil.

Em defesa do aeroporto Afonso Pena, o Paraná há algumas décadas ajuda à União a impedir a ocupação de áreas no entorno do aeroporto de São José dos Pinhais. Tanto assim que investiu R$ 127 milhões em desapropriações no entorno do aeroporto em São José dos Pinhais.

E definiu em decreto a área que deve ainda ser preservada para futuras desapropriações, conforme orientação da Infraero. Desta forma, o Estado hoje tem espaço adequado que permite a expansão do Afonso Pena, diferente de outros aeroportos brasileiros em áreas com grande adensamento urbano.

Recentemente, a pedido do ministro Moreira Franco, a Seil iniciou um estudo para levantar os custos de desapropriações, cujos recursos para este fim serão do governo federal . Dados preliminares apontam para R$ 321 milhões o investimento que a SAC deve fazer para desapropriar o entorno do aeroporto Afonso Pena, permitindo a construção de uma pista de 4 mil metros.

O Governo do Paraná considera que tem atuado alinhado com o governo federal para melhorar as condições do Afonso Pena. De tal forma que executa as obras do corredor do aeroporto, seguindo direcionamento da União em função da Copa do Mundo.

O Paraná sempre será parceiro na melhoria dos serviços aeroportuários, no entanto, considera que qualquer alteração de local deve ser feita de tal forma, que se leve em conta os custos não só de um novo sítio, mas também dos serviços que orbitam no entorno do aeroporto, cujos valores vão além da construção de áreas e pistas.

A Seil entende a alteração do sítio aeroportuário vai contrário ao esforço, seja em recursos e planejamento, de melhoria do Afonso Pena, como a construção da terceira pista. Vale lembrar que até mesmo o contorno norte de Curitiba foi alterado, para preservar o sítio aeroportuário de São José Pinhais, onde foi estabelecido ao longo dos anos toda uma economia que pode ser atingida com a mudança de local do aeroporto."

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