• Carregando...
A vice-governadora Cida Borghetti  acompanhou o  ministro Gilberto Occhi durante a visita a Marechal Cândido Rondon. | Divulgação/ANPr
A vice-governadora Cida Borghetti acompanhou o ministro Gilberto Occhi durante a visita a Marechal Cândido Rondon.| Foto: Divulgação/ANPr

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, visitaram neste sábado (21) o município de Marechal Cândido Rondon, que foi atingido por um tornado na quinta-feira (19). Durante a visita, o ministro informou que uma agência itinerante da Caixa Econômica Federal irá agilizar a liberação de recursos para a recuperação de casas e prédios públicos da região danificados pelos fortes ventos.

A vice-governadora, Cida Borghetti, acompanhou Occhi e Pereira durante a visita. Na sexta-feira (20), o governador Beto Richa (PSDB) esteve na cidade, que fica no Oeste do Paraná, acompanhado de secretários estaduais e deputados. O governo estadual autorizou o envio de 5 mil telhas para atender aos moradores e comerciantes, segundo informações divulgadas pela Agência Estadual de Notícias. Também estão sendo adquiridos kits dormitório, produtos de higiene e limpeza e cestas básicas.

O município, de 50 mil habitantes, ainda não decretou situação de emergência porque antes é preciso fazer um levantamento de todos os prejuízos. Após o decreto, a cidade poderá receber repasses do estado e da União. Richa declarou que mesmo antes disso o governo garantirá apoio à cidade.

Afetados

A Defesa Civil do Paraná elevou para 31,7 mil o número de pessoas afetadas pelo tornado que atingiu Marechal Cândido Rondon na quinta-feira, o que incluiu todas que ficaram sem energia elétrica, telefonia ou água. O número de casas danificadas permaneceu em 1,2 mil e, o de feridos, em 12. A prefeitura municipal estimava em 21 o número de feridos.

Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã deste sábado (21), 500 pessoas ficaram desalojadas; 20 permanecem desabrigadas e estão em abrigos públicos. Segundo o Simepar, o tornado que se formou em Marechal Cândido Rondon provavelmente é da categoria F1, na qual os ventos podem atingir velocidade em torno de 115 km/h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]