• Carregando...

O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, criticou na terça-feira (21) as atuações das polícias civil e militar de São Paulo. Ao falar sobre o enfrentamento da PM com os policiais civil em greve no estado e sobre a intervenção da Polícia Militar no seqüestro e morte de Eloá Cristina Pimentel, 15 anos executada com um tiro na cabeça por seu ex-namorado Lindemberg Alves, 22 -, Vannuchi condenou o comportamento das duas corporações.

Para o ministro Vannuchi, que presidiu a 4ª reunião de Secretários Estaduais de Direitos Humanos, em Brasília, as polícias têm que ser reformadas e reestruturadas com urgência e não pode haver esse tipo de conflito. Há uma inabilidade da autoridade negociadora e os policiais precisam se ver e serem vistos como defensores dos direitos humanos.

Na reunião, foram discutidas as propostas para a 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada em Brasília, entre dias 15 e 18 de dezembro.

Vannuchi avaliou como positivo o encontro porque em pleno segundo turno das eleições se deslocaram até a capital federal representantes de 23 estados dos mais variados partidos, unidos em torno da pauta dos direitos humanos. Isso mostra o amadurecimento da democracia brasileira.

Os secretários trataram de temas relacionados violação dos direitos humanos, como combate ao trabalho escravo, prostituição infantil, tortura e homofobia.

O coordenador dos Direitos Humanos do Piauí, Alci Marcos Borges, surpreendeu pela ousadia ao promover uma Conferência sobre Direitos Humanos dentro de um presídio feminino, com a discussão dos direitos humanos sob a ótica das detentas: Abrimos conferências livres, o que, dentro de uma prisão, chega ser um paradoxo, mas elas deixaram uma contribuição bastante reflexiva sobre os direitos humanos no sistema penitenciário, sobre a morosidade do Judiciário e sobre coisas da realidade delas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]