• Carregando...
Servidores protestam em frente ao Centro Cívico | Divulgação/
Servidores protestam em frente ao Centro Cívico| Foto: Divulgação/

Funcionários públicos estaduais continuam organizando ações de protesto no Centro Cívico, em Curitiba. Desde que o local foi ocupado por funcionários e professores da rede estadual de educação, há duas semanas, ocorrem manifestações em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e ao Palácio Iguaçu diariamente. Na manhã dessa terça-feira, funcionários do Departamento de Trânsito (Detran-PR) e trabalhadores dos serviços de saúde e previdência do Paraná uniram-se em protesto contra a crise financeira do governo estadual.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Paraná (SindSaúde), cerca 300 trabalhadores dirigiram-se para o Centro Cívico munidos de faixas em que questionavam o governador Beto Richa sobre o atraso no pagamento de férias, auxílio alimentação e horas extras.

Antes disso, o SindSaúde realizou assembleia geral para discutir a manutenção do “estado de greve”. Segundo Renata Almeida, integrante da diretoria da entidade, a partir de hoje servidores devem armar barracas no Centro Cívico e fazer companhia aos professores que seguem acampados no local desde o dia 9 de fevereiro. Na quinta-feira (26), a paralisação parcial dos serviços deve começar.

A pauta de reivindicações da categoria é semelhante à dos professores: além de contrários ao “pacotaço” de medidas de austeridade proposto pelo governo estadual, os trabalhadores da saúde reclamam do atraso no pagamento das férias. Débitos referentes a auxílio alimentação, horas extras e adicional noturno foram quitados essa semana, segundo Renata.

Junto ao SindSaúde, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sisdep) também participou do protesto na manhã dessa terça-feira. Cerca de 20 funcionários do Detran-PR continuam acampados no Centro Cívico. Segundo Adão Gilberto da Rosa, presidente do Sisdep, a greve deflagrada na última quarta-feira (18) continua enquanto as negociações com o governo estadual não avançarem. Na pauta, além do “pacotaço”, estão a reinvindicação de criação de quadro funcional próprio e a atualização de promoções e progressões de carreira.

Amanhã tem mais

Na quarta-feira (25), a APP-Sindicato organizará uma caminhada até o Centro Cívico. Os professores e funcionários da educação saem das praças Rui Barbosa e Santos Andrade para se encontrarem na Avenida Marechal Deodoro, de onde seguem rumo ao Palácio Iguaçu. Outras categorias devem se unir ao grupo. As tratativas para o fim da greve geral prosseguem com uma nova reunião entre representantes sindicais e membros do governo marcada para às 10 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]