• Carregando...

Representantes dos moradores da região da Caximba foram à reunião da Comissão Especial do Lixo, na Câmara Municipal de Curitiba, para protestar contra o projeto da prefeitura para a reconformação geométrica do aterro da Caximba, nesta terça-feira (17). Uma garrafa com água de uma cava do Rio Iguaçu e outra de um poço artesiano da Caximba foram apresentadas na reunião.

A primeira garrafa mostrava água contaminada com chorume, enquanto que a segunda apresentava água sem poluentes. Com isso, os representantes pretendem mostrar que o projeto de reconformação geométrica – que pretende colocar mais uma camada de lixo sobre o que já está no aterro – apresenta falhas na impermeabilização, o que poderá contaminar os lençóis freáticos.

O presidente da ONG Associação para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba (Adecom), Jadir Silva de Lima, e o presidente da Associação de Moradores Campo Santana, Luiz Carlos Cavichiolo, participaram da reunião e defenderam o encerramento da Caximba.

Já entre os vereadores que participam da comissão houve divisão de posicionamento entre os que são da situação e os da oposição. Isso porque os que votam com o prefeito Beto Richa defendem o projeto da prefeitura e afirmam que a Caximba deverá ser utilizada por mais 12 meses, até que uma solução seja encontrada pelo Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Já a oposição também defendeu o encerramento da Caximba e cobrou da prefeitura uma alternativa para a questão do lixo.

Os vereadores que participaram da reunião foram Roberto Hinça (PDT), Juliano Borghetti (PP), João do Suco (PSDB), Mara Lima (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Jonny Stica (PT) e Pedro Paulo (PT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]