Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ADPF das Favelas

Moraes vai ao Rio para ouvir explicações de Cláudio Castro sobre megaoperação

Moraes vai ao Rio para ouvir explicações de Claudio Castro sobre operação
Moraes conduzirá pessoalmente as audiências com Castro e a cúpula da segurança do Rio sobre a megaoperação. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes vai ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (3) para ouvir as explicações do governador Cláudio Castro (PL) e dos chefes das polícias sobre a megaoperação contra o Comando Vermelho realizada na terça (28).

A ação nos complexos da Penha e do Alemão terminou com 113 presos e 121 pessoas mortas, quatro delas eram policiais. O ministro assumiu temporariamente a relatoria da ADPF 635, conhecida como "ADPF das Favelas", para analisar um pedido de providências apresentado pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

Vice-presidente do Supremo, Moraes participou da Conferência Mundial sobre Justiça Constitucional, em Madri, na Espanha, nesta quinta (30). No evento, ele falou sobre ataques ao Poder Judiciário e a instrumentalização das redes sociais para disseminação das fakes news.

VEJA TAMBÉM:

Durante a entrevista coletiva com governadores de direita, Castro confirmou a visita do relator. “Na segunda-feira (3), receberemos o relator da ADPF 635, o ministro Alexandre de Moraes, também no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar (CICC), para que façamos um processo de transparência muito claro”, disse.

Mais cedo, o secretário de segurança do Rio, Victor Santos, afirmou que o governo do estado não tem “nada a esconder” e fará os esclarecimentos necessários.

“Recebemos todos os parlamentares para explicar como foi a dinâmica. Cabe a nós dar esse esclarecimento. Não temos nada a temer, nada a esconder. Na semana que vem, está vindo aqui o ministro Alexandre de Moraes com a mesma missão, com o mesmo objetivo, para que a gente possa mostrar a ele o que as forças policiais do Rio de Janeiro enfrentam”, disse o secretário.

Além de Castro e Santos, participarão da audiência o comandante da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Curi; e o diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica.

Em seguida, serão ouvidos o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira; e o defensor público-geral do estado, Paulo Vinícius Cozzolino.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.