Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
segurança

Mortes no trânsito em Curitiba caem 37% após Lei Seca mais rígida

Segundo a prefeitura, o período de janeiro a agosto registrou 130 casos fatais na capital, contra 206 no mesmo período em 2012

Campanha "Lei Seca - Vai Pegar" contribui para redução das mortes no trânsito em Curitiba, diz prefeitura | Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Campanha "Lei Seca - Vai Pegar" contribui para redução das mortes no trânsito em Curitiba, diz prefeitura (Foto: Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Com o maior rigor aplicado à "Lei Seca", regulamentado no último mês de janeiro, houve uma queda de 37% no número de mortes no trânsito de Curitiba. Do início de 2013 até o mês de agosto foram registrados 130 óbitos em acidentes na capital, contra 206 casos fatais no mesmo período do ano passado. A prefeitura, que divulgou as informações nesta sexta-feira (20), com base em dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), aponta que a redução foi causada pelo temor do motorista curitibano em infringir legislação, além das campanhas de conscientização dos condutores lançadas recentemente.

O endurecimento da lei, regulamentado há oito meses pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), reduziu a tolerância ao nível de álcool detectado nos condutores, estipulou multa de R$ 1,915 (o dobro para reincidentes) e ampliou a quantidade de indícios que podem servir como prova. Se antes o bafômetro era a única forma de confirmar a embriaguez, agora a polícia também pode punir o motorista com base em vídeos, fotos e relatos testemunhais.

O número de pessoas flagradas em blitze, por outro lado, aumentou. Em Curitiba, segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), cinco pessoas são flagradas por embriaguez ao volante. Entre janeiro e agosto deste ano, 1.277 motoristas foram autuados, 36% a mais do que o registrado nos primeiros oito meses de 2012. No caso do número de mortes, o BPTRan considera não apenas as que acontecem no local dos acidentes, mas também as registradas até 30 dias depois. A diminuição de óbitos, segundo a prefeitura, é fruto das campanhas de conscientização. Há três meses, a Secretaria Municipal de Trânsito (Sentran) e o BPtran lançaram a campanha "Lei Seca Vai Pegar". As ações incluem distribuição de panfletos em bares e intensificação da quantidade de blitze. Nos três meses da campanha, os agentes da Setran realizaram onze dias de abordagens educativas e visitaram 58 bares para conscientizar os frequentadores sobre a importância de não dirigir após ingerir bebida alcoólica. Segundo a Secretaria, 7.710 pessoas já foram orientadas.A fiscalização também foi ampliada. O número de exames de bafômetro feitos entre janeiro e agosto deste ano aumentou quase 300%. No mesmo período, cresceu 58% o número de prisões por embriaguez ao volante. A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) recebeu apenas 483 motoristas por esta infração no ano passado, enquanto em 2013 o número de detidos já chegou a 765. Pela nova lei, qualquer quantia acima de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar alveolar é considerada crime de trânsito.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.