Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Movimentação de guindastes na Linha Verde altera trânsito no Prado Velho

Tráfego no trecho da via entre as proximidades do Colégio Medianeira e o cruzamento com a Avenida Senador Salgado Filho ficará em mão dupla até segunda-feira

A interdição de três pistas da Linha Verde para a movimentação de quatro grandes guindastes está alterando o trânsito no Prado Velho desde o início da manhã deste sábado (31). O trecho da via entre as proximidades do Colégio Medianeira e o cruzamento com a Avenida Senador Salgado Filho está sendo feito em mão dupla. De acordo com a prefeitura, a alteração deve permanecer até o fim da tarde de segunda-feira (2). Os guindastes serão usados na obra da ponte que está sendo construída neste ponto do rio Belém.

Segundo a prefeitura, os motoristas serão orientados numa operação conjunta da Diretoria de Trânsito (Diretran) e Polícia Rodoviária Federal. Placas de alerta e desvio vão reforçar esta sinalização.

Para ajudar no escoamento do tráfego a Rua Plácido de Castro, via local da Linha Verde, passou nesta sexta-feira (30) a funcionar em mão única no sentido Atuba. A Plácido de Castro começa na Salgado Filho, no Guabirotuba, e termina na BR-277. Carros leves que seguem em direção ao Atuba serão desviados pela Plácido de Castro. Mesmo com a possibilidade de desvio, o movimento de veículos no trecho parcialmente bloqueado da Linha Verde foi alto durante a manhã deste sábado, provocando lentidão.

Guindastes

As mudanças no tráfego são uma questão de segurança. Dos quatro guindastes, dois pesam 25 toneladas; e os outros pesam 130 toneladas e 200 toneladas. Eles serão usados para colocação de 21 peças de concreto - com até 26 metros de extensão e 28 toneladas de peso - sobre pilastras já construídas dentro do rio. Cada peça precisa ser colocada no encaixe específico exigindo o uso de guindastes de grande porte. Elas serão colocadas uma a uma sobre pilastras dentro do rio e vão servir de apoio à estrutura que, na seqüência, formará uma nova pista da Linha Verde. A operação poderá ser cancelada ou interrompida em caso de chuva que comprometa a visibilidade necessária para o trabalho.

A ponte que está sendo construída vai permitir a construção de mais um trecho de pista nova, com três faixas de tráfego, na Linha Verde. Na antiga BR, eram apenas duas faixas de tráfego em cada sentido e, na Linha Verde serão três faixas, além da canaleta exclusiva para ônibus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.