Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novos revolucionários

Movimento tem história no Paraná

O movimento integralista tem longa tradição no Paraná. Além de concentrar alguns dos maiores grupos de militantes no século 20, o estado deu uma das mais importantes vitórias eleitorais da vida política de Plínio Salgado. Em 1955, quando se lançou como candidato à presidência da República, o líder maximo dos "camisas verdes" foi o mais votado em duas cidades do estado: Curitiba e Ponta Grossa. Ganhou de nomes de peso, como Juscelino Kubitschek, Adhemar de Barros e Joarez Távora.

O fenômeno já foi alvo de pesquisa de cientistas sociais. Adriano Codato, da Universidade Federal do Paraná, conta que orientou um trabalho da aluna Amanda Litzinger Gomes sobre o assunto. "O que conseguimos verificar é que foram os eleitores de Moisés Lupion que fizeram Plínio Salgado ser o mais votado em Curitiba", afirma o professor. Segundo ele, existe uma teoria de que a presença de alemães e italianos em Curitiba faria com que a população se aproximasse de ideais nazistas e fascistas, mas isso nunca ficou comprovado.

Quanto à volta dos integralistas hoje, Codato diz que isso se deve ao surgimento de uma "nova direita" no país, que tem relação direta com a ascenção política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Há o que eu chamo de um preconceito de classe surgindo. É como se as pessoas não aceitassem ser governadas por alguém que saiu de uma classe social mais pobre", diz.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.