• Carregando...

O Ministério Público (MP) denunciou nesta quinta-feira (21) à Justiça, por tentativa de homicídio com dolo eventual, o estudante de Psicologia Alex Kozloff Siwek, acusado de atropelar o ciclista David Santos Sousa, na Avenida Paulista, no último dia 10. Após o atropelamento, Siwek fugiu sem prestar socorro e jogou o braço do ciclista em um córrego. A prisão dele havia sido decretada no dia 14, mas, nesta quinta-feira, o desembargador Breno Guimarães, da 12ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liberdade ao estudante de Psicologia.

Em sua denúncia, a promotora de Justiça Maria Beatriz Goi Porto Alves diz que Siwek assumiu o risco de provocar a morte do ciclista "diante da forma tresloucada que conduzia seu automóvel (sob influência de álcool, em alta velocidade, ziguezagueando, ingressando em pista fechada ao tráfego de veículos e destinada à ciclovia), bem como em decorrência de suas atitudes posteriores, uma vez que se evadiu do local, omitindo socorro, levando o braço de David em seu carro, deixando a vítima largada na via pública, demonstrando total ausência de compaixão e piedade, de modo que se dele dependesse a vida da vítima, ela certamente estaria morta, pois se não fosse pela intervenção e socorro prestados por terceiros David não teria sobrevivido".

Diz Maria Beatriz, ainda, que Siwek se desfez do braço amputado de David, arremessando-o em um córrego existente na Avenida Ricardo Jaffet, na Zona Sul da capital paulista, "demonstrando mais uma vez sua frieza" e retirando da vítima a possibilidade de um reimplante.

Ciclistas cobram Haddad

Ciclistas da capital paulista reuniram-se no início da manhã desta sexta-feira (22) com o prefeito Fernando Haddad para propor ações que visem à valorização e a proteção das pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte na cidade. O governo municipal se comprometeu a anunciar investimentos para ampliação de ciclovias e ciclofaixas na próxima terça-feira.

A reunião foi agendada no último domingo, após protesto feito pelos ciclistas na Avenida Paulista. Eles encerraram o ato em frente ao prédio em que Haddad mora, no bairro Vila Mariana. O movimento foi encerrado depois que Frederico Haddad, filho do prefeito, comprometeu-se a marcar a audiência.

Durante o encontro, ficou acertada ainda a produção de um plano de comunicação para conscientizar motoristas sobre a importância de uma convivência harmônica no trânsito. Além disso, a prefeitura deverá dedicar mais orçamento para a área.

Nesta quinta-feira, uma ciclista que foi atropelada em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O último balanço de mortes no trânsito paulistano, divulgado no dia 13 de março pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que o número de mortes de ciclistas no ano passado aumentou 5,7%. Foram 52 vítimas do trânsito em 2012 ante 49 no ano anterior.

Também é alto o número de ciclistas que são internados em hospitais públicos do estado de São Paulo vítimas de acidentes de trânsito. No ano passado, foram 3,2 mil pessoas, uma média de nove por dia. A cada dois dias, um desses pacientes morre. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]