• Carregando...

Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) cumpriram 25 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (27), 17 deles no estado gaúcho, três em São Paulo e cinco no Paraná – três no Departamento de Trânsito (Detran) e dois em despachantes. A operação, batizada de Rousseau III, busca desarticular um esquema que teria fraudado os registros de cerca de 5 mil veículos.

Até agora, foi comprovada fraude em 173 veículos, o que teria gerado um lucro de mais de R$ 1,2 milhão. Segundo o MP-RS, a quadrilha comprava veículos, que haviam sofrido perda total, em leilões em São Paulo. Depois de reformá-los e submetê-los a inspeções em oficinas mecânicas autorizadas pelo Inmetro, os fraudadores os registravam no Detran do Rio Grande do Sul, onde o registro do dano ao carro era excluído.

Com isso, era possível vender os automóveis por um preço próximo ao de um veículo novo. Depois que os acusados descobriram que estavam sendo investigados, transferiram a fraude, com a eliminação do registro de dano, ao Paraná.

O MP já denunciou 117 pessoas pelos crimes de formação de quadrilha e inserção de dados falsos em sistema de informações públicas. Ainda não se sabe quantos veículos foram fraudados no Paraná. O Detran do estado informou, por meio de nota, que o Gaeco solicitou processos e documentação de cerca de 500 veículos que foram regularizados por aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]