Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Abril Vermelho

MST invade mais quatro agências bancárias em São Paulo

Movimento informou ter mobilizado cerca de 600 militantes. Ações devem ser intensificadas neste sábado no 14.º aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás

Na sequência do "Abril Vermelho", o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) ocupou nesta sexta-feira (16) mais quatro agências do Banco do Brasil no interior de São Paulo. Foram invadidas, e desocupadas no mesmo dia, as agências de São José dos Campos, Sorocaba, Ilha Solteira e Andradina.

O movimento informou ter mobilizado cerca de 600 militantes nas ações. Em Sorocaba, 140 sem-terra chegaram em dois ônibus alugados e ocuparam, às 10h, a agência regional do banco, na região central da cidade. A Polícia Militar deslocou homens para acompanhar a mobilização. O atendimento bancário ficou prejudicado.

De acordo com Joaquim Modesto da Silva, da coordenação estadual, o movimento reivindica a anistia das dívidas dos assentados e a abertura de novas linhas de crédito para financiar a produção nos lotes. Também quer mais rapidez na reforma agrária, com a destinação de áreas já consideradas improdutivas para assentamentos.

Nesta quinta havia sido invadida a agência do Banco do Brasil em Teodoro Sampaio. No Pontal do Paranapanema, a chegada de novas famílias engrossou os acampamentos montados pelo MST em Marabá Paulista e Sandovalina.

É esperada uma intensificação nas ações neste sábado, quando o movimento lembra o aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em abril de 1996, quando 19 sem-terra foram mortos em confronto com a Polícia Militar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.