Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Questão agrária

MST ocupa sede do Incra no Recife

Movimento pressiona governo por assentamento de 90 mil famílias no país. Líder diz que área interna não foi ocupada e que acesso está liberado

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupou a área externa da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Recife neste sábado (17). O objetivo, segundo o movimento, é pressionar os governos estadual e federal pela reforma agrária. O MST contabiliza 23 ocupações na última semana em Pernambuco.

Jaime Amorim, membro da direção estadual e da coordenação nacional do MST, disse que está sendo montado um acampamento no pátio do Incra e que o acesso de funcionários ao prédio não será impedido.

"Não ocupamos nenhuma sala do prédio para que eles possam trabalhar. Está garantido o acesso de todos os funcionários", disse, destacando, no entanto, que não há prazo para que os integrantes do movimento desocupem o local.

Segundo ele, as principais reivindicações são o assentamento de 90 mil famílias acampadas em todo o país, a atualização dos índices de produtividade (utilizados para determinar se uma área é improdutiva e pode ser desapropriada) e um aditivo de R$ 1,5 bilhão no orçamento do Incra para este ano.

Ainda de acordo com Amorim, o orçamento liberado para este ano já está comprometido com áreas desapropriadas no ano passado. No estado, o MST pede o assentamento de 16 mil famílias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.