• Carregando...

O governo de Mato Grosso publicou hoje no Diário Oficial o decreto lei que prorroga o período de proibição de queimadas no estado até 30 de setembro, por causa da estiagem. O prazo de proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas começou no dia 8 de julho e deveria ter encerrado na quarta-feira.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, no trimestre de julho a agosto foi observado um aumento na incidência de focos de calor no estado e a tendência é de que essa situação se agrave nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongado período de estiagem.

As previsões dos serviços de meteorologia indicam que a persistência da massa de ar seco no Brasil Central dificulta a formação de nebulosidade. A situação é preocupante, pois as temperaturas acima dos padrões e a baixa umidade aumentam o risco de fogo e facilitam a rápida eclosão de incêndios florestais.

Os dados do Inpe apontaram 3.844 focos de calor em Mato Grosso na terça-feira. As maiores incidências de focos foram registradas em Confresa, Pedra Preta, Itiquira, Santa Terezinha e Ribeirão Cascalheira. Os satélites detectaram na primeira quinzena deste mês a ocorrência de 21.067 focos de calor em Mato Grosso, número 276% superior aos 5.600 detectados em igual período do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]