Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Decisão do STF

Município não pode impedir entrada de morador que também tem imóvel em outro local

Praia na cidade de Guarujá, no litoral de SP (Foto: Divulgação / Prefeitura do Guarujá)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, manteve uma medida liminar que reconheceu a um casal com imóvel na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, que também tem residência em outro município, o direito de entrar e sair da cidade enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os dois têm residência em Suzano, onde operam uma franquia dos Correios, mas a legislação local proíbe a entrada e permanência no município para evitar a proliferação da doença. Além dessa, o casal tem um imóvel no Guarujá e por isso viaja aos finais de semana para a cidade.

VEJA TAMBÉM:

Ao deferir a liminar, o juízo da Vara da Fazenda Pública de Guarujá considerou que, embora sejam pertinentes e legítimas as medidas da administração para combater a pandemia, o decreto municipal, ao tentar distinguir “domicílio” e “ocupação eventual”, teria aparentemente contrariado as normas do Código Civil (artigos 70 e 71). Portanto, o ministro afirmou que a entrada deles não poderia ser impedida.

Fux ainda afirmou que não houve afronta ao entendimento do STF sobre a competência concorrente entre os entes federados para estabelecer medidas de prevenção e combate à pandemia. A decisão foi tomada na Reclamação (Rcl) 39976, julgada incabível.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.