Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

Negociação pode reabrir Santa Casa

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, vai intermediar uma negociação entre o município e a Irmandade Monsenhor Guilherme – responsável pela Santa Casa de Foz do Iguaçu –, na tentativa de reabrir o hospital, fechado desde o início de março. O assunto foi discutido nesta terça-feira durante uma audiência pública na Câmara, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Segundo o presidente do CMS, Ricardo Foster, a intenção dos vereadores é negociar com a irmandade a venda do hospital para o município sem que haja a necessidade de quitar uma dívida estimada em R$ 16 milhões. De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Lacerda Brasileiro, a prefeitura não pode bancar uma dívida que não fez. "Isso seria impraticável aos cofres públicos", argumenta.

O fechamento da Santa Casa está provocando um déficit de leitos e estrutura hospitalar na cidade. Segundo dados do CMS, com base na Secretaria de Estado de Saúde, hoje o índice de leitos em Foz é de 0,76 por habitante, quando o recomendado é de 3,2 por habitante. Para minimizar o problema em caráter emergencial, o município ofertará, na próxima semana, 40 novos leitos que estão sendo reformados no prédio onde funcionava o Hospital Internacional. A prefeitura também iniciou na segunda-feira as obras do Hospital Municipal, com previsão para ser inaugurado em julho com 210 leitos para internamentos.

Atualmente, a frente do prédio da Santa Casa está ocupada por parte dos 360 funcionários que ainda não receberam salários atrasados desde dezembro. Eles lutam pela reabertura do hospital. (DP)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.