• Carregando...

Os problemas causados pela escassez de chuvas aumentam a cada dia de estiagem em todo o Paraná. Nesta sexta-feira o nível das barragens que abastecem Curitiba e região Metropolitana bateu um novo recorde histórico negativo.

A atual capacidade do reservatório é de apenas 41,1% do normal na represa Piraquara I, o que representa 6,12 metros abaixo do nível considerado normal. Inaugurada em 1978, a situação mais crítica aconteceu em 1985 quando o registro marcou 5,8 metros abaixo do vertedouro.

Já na barragem do Irai, inaugurada em 2000, a situação é tão, ou mais preocupante que a de Piraquara I. O pior nível registrado havia sido em 2003, com 2,88 metros abaixo do normal. Nesta sexta-feira (25), o volume de água é de apenas 25,6% do total, com 4,03 metros abaixo no nível normal da represa. Juntas, Irai e Piraquara I, somam apenas 30% do limite total de água que poderiam armazenar.

Na represa do Passaúna, a situação é um pouco mais confortável, mas diminui a cada dia. Atualmente o nível está 1,12 metro abaixo do normal, o que representa 79,3% da capacidade total.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, ainda não há previsão para que o esquema de rodízio seja alterado em toda Grande Curitiba. Existia a possibilidade de estender o horário total em que as casas ficam sem água – que hoje são 26 horas. Entretanto, a empresa não descarta a possibilidade de revisão do atual plano caso a situação não melhore.

Neste final de semana, existe a possibilidade de chuvas nesta região e a Sanepar conta com isso para que o problema diminua. Conforme a necessidade, a empresa tem pedido a proprietários de represas particulares que liberem um pouco de água para amenizar problemas pontuais.

Sábado - Grupo 2

Neste sábado, os bairros que compõem o Grupo 2 terão o fornecimento de água interrompido às 14h e ficará assim pelas 26 horas seguintes. Os bairros são (a letra "P" significa interrupção parcial): Alto da Glória, Alto da Quinze (P), Bacacheri (P), Cajuru (P), Cabral (P), Capão da Imbuia (P), Centro (P), Cristo Rei (P), Guabirotuba (P), Hugo Lange (P), Jardim das Américas (P), J. Botânico (P), Jardim Social (P), Juvevê (P), Prado Velho (P), Tarumã (P), Uberaba (P). São José dos Pinhais(P)

Domingo - grupo 3

No domingo, os bairros que terão a fornecimento interrompido são os integrantes do Grupo 3: Curitiba: Abranches (P), Água Verde (P), Ahu (P), Alto Boqueirão (P), Batel (P), Bigorrilho (P), Bom Retiro (P), Boqueirão (P), Campina do Siqueira (P), Centro (P), Centro Cívico (P), Fanny (P), Guabirotuba (P), Guaíra (P), Hauer (P), Jardim das Américas (P), Mercês (P), Parolin (P) Pilarzinho (P), Prado Velho (P), S. Francisco, S. Lourenço (P), Seminário (P), Uberaba (P), Vila Izabel (P), Vista Alegre (P).

Segunda-feira- grupo 4

Já na segunda-feira serão os bairros do Grupo 4: Curitiba: Abranches (P), Ahu (P), Atuba (P), Bacacheri (P), Barreirinha, Boa Vista, Cabral (P), Cachoeira, Centro Cívico (P), Santa Cândida, São Lourenço (P), Taboão, Tingui. Almirante Tamandaré (P) e Colombo (P).

Saiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias

Dicas para economizar água

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]