• Carregando...

As fortes chuvas que atingem São Paulo esta semana ajudaram o Sistema Cantareira a registrar sua primeira alta desde 16 de abril, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Todos os outros mananciais do Estado também registraram avanços - alguns bastante significativos - no volume armazenado de água entre ontem e hoje.

Responsável por atender 6,5 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 7% da sua capacidade nesta quarta-feira, mostrando alta de 0,3 ponto porcentual em relação ao nível de 6,7% registrado ontem. O volume já leva em conta a segunda cota da reserva técnica, com 105 bilhões de litros. Segundo dados da Sabesp, a pluviometria acumulada neste mês é de 140 milímetros, ou 63,37% da média histórica de dezembro.

Desde que a segunda cota do volume morto entrou no cálculo da companhia, no dia 24 de outubro, o sistema já reduziu metade da capacidade, tendo perdido 6,6 pontos porcentuais.

Outros mananciais

O Sistema Rio Claro liderou o avanço no volume armazenado entre ontem e hoje nos mananciais de São Paulo, ganhando 6,2 pontos porcentuais. O sistema opera hoje com 32% da capacidade, ante 25,8% ontem.Outros mananciais também tiveram altas expressivas no volume de água armazenado. O Sistema Guarapiranga, responsável por abastecer 4,9 milhões de pessoas, opera hoje com 38,3% da capacidade, 1,7 ponto porcentual a mais do que ontem. Já o Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de habitantes, passou de 10,5% da capacidade ontem para 11,1% hoje.

O sistema Rio Grande teve alta de 3,3 pontos porcentuais e opera com 69% de sua capacidade. O Alto Cotia - o menor dos mananciais, que atende 410 mil pessoas - também registrou queda alta no volume de água, avançando de 30,2% para 31,5%.

Taxa Extra

Em meio à estiagem e com os principais reservatórios sob risco de colapso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu na semana passada cobrar sobretaxa na conta de água dos "gastões", como o governador paulista chama os que desperdiçam. A medida afetaria aqueles que ampliarem o consumo de água em relação à média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, mas só valerá depois de uma audiência pública marcada para o final no mês pela Arsesp (agência reguladora estadual de saneamento).

Pela proposta, quem tiver um aumento de consumo igual ou menor que 20% em relação à média terá acréscimo de 20% na conta. Já os consumidores que gastarem acima de 20% em relação a sua média terão ônus de 50% na conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]