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As empresas que fazem anúncio em outdoors e painéis em Curitiba irão sentir no caixa os efeitos do decreto da prefeitura que estabelece novas regras para a publicidade externa. O projeto prevê redução espaços para esse tipo de propaganda, o que deve elevar os preços do metro quadrado de painel.

A previsão é de empresários do setor, que estimam que os pontos serão reduzidos em 20% a 30% com as novas normas. Segundo o diretor da seccional paranaense da Central do Outdoor, associação que representa o setor, Ney Queiroz Azevedo, existem hoje cerca de 2 mil outdoors na cidade. Alugados a um preço médio de R$ 450 por quinzena – estimativa do Sindicato das Empresas de Publicidade Externa (Sepex), que particiou da elaboração do decreto –, os outdoors movimentam cerca de R$ 21,6 milhões por ano em Curitiba. Com a redução do espaço, o valor cairia para R$ 15,1 milhões. Como conseqüência, haveria aumento da qualidade da mídia exterior, afirma Azevedo.

O presidente do Sepex, Romerson Faco, explica que para se implantar um painel em área residencial, por exemplo, a empresa terá de se adequar a uma série de questões – como recuo e formato ou se o objeto tira a visão de algum imóvel.

O endurecimento da lei tem seu custo-benefício, aponta o diretor do Departamento de Uso do Solo da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), Roberto Marangon. A intensificação da fiscalização, somada a maiores restrições de instalação, beneficiarão os anunciantes. "Quando há dez outdoors em um terreno, ninguém consegue ler a mensagem por causa da poluição visual", explica.

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