Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Novo secretário assume após escândalo das multas

Marcelo Frehse toma posse na Secretaria de Trânsito de Curitiba depois da exoneração de Marcelo Araújo, que tinha 22 pontos na carteira

Marcelo Frehse: prioridade é educação no trânsito | Maurilio Cheli/SMCS
Marcelo Frehse: prioridade é educação no trânsito (Foto: Maurilio Cheli/SMCS)

O advogado Marcelo Linhares Frehse foi apresentado oficialmente ontem como o novo titular da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran).Frehse assume a pasta no lugar de Marcelo Araújo, que foi exonerado do cargo nesta semana pelo prefeito Luciano Ducci. Araújo tinha se afastado temporariamente após vir a público a informação de que acumulava 22 pontos na carteira de habilitação. No último dia 15, o colunista da Gazeta do Povo Celso Nascimento revelou que o ex-secretário acumulou mais de 180 pontos na carteira desde 2003.

De acordo com Frehse, o trabalho da pasta conti­nuará o mesmo, sem qualquer mudança política na administração. Ele ressaltou que a educação no trânsito será mantida como a principal atividade da equipe. "Nossa prioridade é a política de educação no trânsito e ela será mantida em todas as suas formas, em todos os projetos que já estavam sendo desenvolvidos."

Mobilidade urbana e estímulo a ciclistas e motociclistas também foram temas abordados pelo novo secretário. Segundo ele, a intenção é adotar condutas que façam prevalecer um trânsito menos estressante, como garantir a segurança de quem anda de moto pela cidade e incentivar ciclistas e meios de transporte mais viáveis.

Frehse, no entanto, reconhece que os problemas no trânsito de Curitiba estão cada vez mais visíveis e afirmou que a educação de pedestres e motoristas é um dos caminhos para amenizar a situação. "Sabemos que o trânsito é uma questão que tem vários gargalos, mas com base na educação tudo tende a melhorar."

Currículo

Marcelo Linhares Frehse é advogado, com experiência nas áreas cível, comercial, eleitoral e público-administrativa. Em 2011, trabalhou como conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran) e, antes de assumir a Setran, trabalhava como superintendente da secretaria.

Quanto ao afastamento de Araújo do cargo, Frehse disse que, por questões éticas, não iria se manifestar.

Nada a declarar

Procurado pela Gazeta do Povo, Marcelo Araújo disse que não tem nenhuma opinião sobre sua saída do Setran e que, para ele, este é um assunto encerrado. "Isso já está resolvido, é um caso sepultado. A partir de agora, não emito nenhuma opinião sobre o assunto e só falo sobre legislação de trânsito, que é minha área."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.