• Carregando...
Marcelo Frehse: prioridade é educação no trânsito | Maurilio Cheli/SMCS
Marcelo Frehse: prioridade é educação no trânsito| Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Novo secretário tem duas multas na carteira, uma por velocidade

"Quem não é multado?", indagou Marcelo Linhares Frehse quando questionado sobre a situação da sua carteira de habilitação. De acordo com o documento apresentado pelo novo secretário, ele tem duas multas acumuladas entre setembro de 2011 e março deste ano, as quais renderam sete pontos na carteira de habilitação.

A primeira multa, considerada média, foi cometida no dia 20 de setembro de 2011 por transitar em velocidade superior em 20% à máxima permitida. A segunda, uma infração leve aplicada no dia 23 de março deste ano, foi por estacionar em desacordo com a regulamentação.

"Tenho dois veículos em meu nome. Minha esposa usa muito os meus carros também. Dizer que eu nunca fui multado não é minha pretensão", explicou o secretário.

O advogado Marcelo Linhares Frehse foi apresentado oficialmente ontem como o novo titular da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran).Frehse assume a pasta no lugar de Marcelo Araújo, que foi exonerado do cargo nesta semana pelo prefeito Luciano Ducci. Araújo tinha se afastado temporariamente após vir a público a informação de que acumulava 22 pontos na carteira de habilitação. No último dia 15, o colunista da Gazeta do Povo Celso Nascimento revelou que o ex-secretário acumulou mais de 180 pontos na carteira desde 2003.

De acordo com Frehse, o trabalho da pasta conti­nuará o mesmo, sem qualquer mudança política na administração. Ele ressaltou que a educação no trânsito será mantida como a principal atividade da equipe. "Nossa prioridade é a política de educação no trânsito e ela será mantida em todas as suas formas, em todos os projetos que já estavam sendo desenvolvidos."

Mobilidade urbana e estímulo a ciclistas e motociclistas também foram temas abordados pelo novo secretário. Segundo ele, a intenção é adotar condutas que façam prevalecer um trânsito menos estressante, como garantir a segurança de quem anda de moto pela cidade e incentivar ciclistas e meios de transporte mais viáveis.

Frehse, no entanto, reconhece que os problemas no trânsito de Curitiba estão cada vez mais visíveis e afirmou que a educação de pedestres e motoristas é um dos caminhos para amenizar a situação. "Sabemos que o trânsito é uma questão que tem vários gargalos, mas com base na educação tudo tende a melhorar."

Currículo

Marcelo Linhares Frehse é advogado, com experiência nas áreas cível, comercial, eleitoral e público-administrativa. Em 2011, trabalhou como conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran) e, antes de assumir a Setran, trabalhava como superintendente da secretaria.

Quanto ao afastamento de Araújo do cargo, Frehse disse que, por questões éticas, não iria se manifestar.

Nada a declarar

Procurado pela Gazeta do Povo, Marcelo Araújo disse que não tem nenhuma opinião sobre sua saída do Setran e que, para ele, este é um assunto encerrado. "Isso já está resolvido, é um caso sepultado. A partir de agora, não emito nenhuma opinião sobre o assunto e só falo sobre legislação de trânsito, que é minha área."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]