• Carregando...

Coleta de informações é feita do lado de fora, por um aparelho capaz de registra dados, sem fio, a até 50 metros de distância

Uma nova tecnologia que vem sendo implantada pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) nos últimos meses está facilitando o trabalho dos funcionários que fazem a medição do consumo de energia. O sistema permite a verificação do gasto sem a necessidade de se entrar na casa dos clientes.

O novo método de medição foi criado por causa de uma dificuldade verificada em residências onde o medidor não estava acessível para os funcionários da Copel. "Nós acionávamos a campainha e não saía ninguém. A gente tinha que voltar outra hora ou outro dia, e às vezes a Copel tinha que telefonar para o cliente para ver se podia fazer a leitura", contou Edilson Carrasco, eletricista da Copel, ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV.

Na residência da dona de casa Amélia Apolônio, o muro alto impedia a visão do medidor, o que trazia transtornos para a Copel e para a moradora. "Vinham marcar e eu não estava aqui. Aí a moça ficava ligando, mandando cartinha porque não conseguiam", disse.

A dificuldade fez a Copel implantar um novo sistema em várias casas. Um transmissor é instalado junto a um medidor eletrônico de energia elétrica, que fica lacrado, dentro da propriedade. Depois disso, o funcionário não precisa mais entrar na casa para fazer a leitura do consumo. A coleta das informações é feita do lado de fora, por um aparelho capaz de registra dados, sem fio, a até 50 metros de distância.

O novo equipamento já está sendo instalado em 300 imóveis do Paraná, 50 deles em Londrina, no Norte do Paraná. O técnico de medição da Copel Marcos Oliveira explicou ao Bom Dia Paraná que o sistema não será disponibilizado para todos os clientes. "Somente aqueles casos em que há dificuldade de leitura", afirmou.

A cabeleireira Valéria Fukagawa aprovou a tecnologia. Na casa dela, o muro construído para espantar ladrões agora deixou de ser obstáculo para a Copel. "Às vezes o técnico passava durante o dia e a gente não estava. Para a gente foi ótimo. Todo mês vem correta a energia", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]