• Carregando...
 | Antônio More /
 Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo/Arquivo

A sensação de que há uma indústria da multa, muitas vezes manifestada em comentários na internet, não se traduz em números. Pelo menos não dentro do perímetro urbano de Curitiba. Em relação aos anos anteriores, o número de autuações vem caindo. É o que mostra um levantamento apresentado pela Prefeitura de Curitiba nesta terça-feira (5). Em 2011 foram lavradas 437 mil multas e no ano passado foram 359 mil.

Ainda assim, mais de mil multas de trânsito são aplicadas em Curitiba por dia. Os dados se referem somente às autuações em ruas e avenidas, sob a responsabilidade municipal.

O levantamento levou em consideração sete tipos comuns de multas, que representam riscos reais à vida, como avanço de sinal vermelho, conversões e retornos em locais proibidos, parada na faixa de pedestre e excesso de velocidade. Entre os tipos avaliados, apenas as autuações com velocidade em até 20% do limite tiveram crescimento – de 234 mil em 2011 para 248 mil em 2015. Os casos flagrados acima dos 20% e dos 50% do limite registraram queda de 3% e 26%, respectivamente.

A prefeitura informa que a partir de 2013 a fiscalização com radares estáticos foi retomada e que, em outubro de 2014, o monitoramento na Linha Verde recomeçou. Houve remanejamento de aparelhos para Área Calma no ano passado, mas o número total de equipamentos permaneceu o mesmo. Das 359 mil multas de 2015, cerca de 39 mil foram na Área Calma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]