• Carregando...

O projeto de criação da Região Metropolitana de Cascavel, retirado da pauta da Assembléia Legislativa pelo próprio governo, que propôs a criação, corre o risco de não sair do papel. Autoridades e empresários de Toledo não gostaram da nomenclatura e sugeriram mudança no projeto para Região Metropolitana do Oeste. Deputados de Foz do Iguaçu também entraram na briga e se manifestaram favoráveis à alteração no projeto.

As disputas levaram o governo a retirar a mensagem enviada à Assembléia. O projeto, com as alterações, deveria ter sido votado na última terça-feira. Cascavel promete lutar para manter o projeto original que integraria 28 municípios. Já Toledo afirma que o nome região metropolitana de Cascavel traria prejuízos e ofuscaria a cidade.

O vice-prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi, afirma que o projeto foi proposto de forma errada. Segundo ele, o governador Roberto Requião aprovou o projeto e mandou para votação na Assembléia Legislativa sem uma discussão com os municípios envolvidos. A criação da região metropolitana de Cascavel, explica Marchi, coloca Toledo em detrimento.

Segundo Marchi, Toledo é o 11.º Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário do Brasil e possui o 3.° melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH ). Isso, segundo ele, põe o município em uma posição privilegiada. "Esse projeto tem de ser discutido aqui na Região Oeste com prefeitos, câmaras de vereadores e representantes de entidades classistas", avalia.

O prefeito de Cascavel, Lísias Tomé, teve um encontro com empresários ligados a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). No encontro, Tomé se comprometeu em lutar pelo projeto original e esquentou a disputa entre as duas cidades. "Veja só. Região Metropolitana de Curitiba, de Londrina, de Maringá, de Foz do Iguaçu, e a nossa seria região metropolitana do Oeste. Por que será que a nossa tem de ser diferente? Só porque os deputados de Toledo querem assim?", questiona. A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) colocou o assunto na pauta da próxima reunião que acontece dia 2 de fevereiro, em Cascavel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]