• Carregando...
Jéssica Luana Almeida  foi conhecer as experiências do estande de Física | Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
Jéssica Luana Almeida foi conhecer as experiências do estande de Física| Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo

Aluna do 3º ano do ensino médio, Pamela Cristina Turmina, 16 anos, conta que repensou sua vocação profissional depois de percorrer os estandes da "UFPR Cursos e Profissões: uma feira de idéias para o seu futuro", ontem pela manhã. Ela iria prestar vestibular para Arquitetura e Urbanismo, mas mudou de idéia quando conversou com alunos do curso de Engenharia Industrial Madeireira. "Não sabia que existia esse curso e achei bem legal, ainda mais porque o meu pai tem uma madeireira em Guarapuava e, no futuro, eu teria a oportunidade de trabalhar com ele. Além disso, me disseram que há apenas cerca de 200 profissionais formados nessa área aqui no Brasil, enquanto arquitetos existem muitos", compara.

Já Karen Dionisio de Souza, 17 anos, chegou dividida e saiu decidida. "Estava em dúvida entre Psicologia e Letras, mas agora sei que quero ser professora de Português. Os professores hoje em dia estão muito ruins e, na minha opinião, quando achamos que algo não está bom, temos de fazer alguma coisa para melhorar", afirma ela, que também visitou os estandes dos novos cursos superiores de tecnologia abertos este ano pela universidade. "Depois de formada, pretendo fazer o curso de tecnologia em Produção Cênica para aprender a me soltar mais em sala de aula", explica.

Em sua sexta edição, a feira de cursos e profissões da Universidade Federal do Paraná, que começou ontem, deve receber mais de 40 mil estudantes até domingo. Quem passar por lá poderá conversar com alunos e professores de todos os cursos técnicos, de tecnologia e de graduação ofertados pela instituição em Curitiba, Palotina, Matinhos e Pontal do Paraná. No primeiro dia do evento, o número de visitantes foi tão grande que era difícil até mesmo transitar pelo local. "Só a secretaria estadual locou 200 ônibus para trazer alunos de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Também recebemos estudantes de Santa Catarina e do interior do Paraná", diz Patrícia Favorito Dorfman, coordenadora da Assessoria de Comunicação e Marketing da UFPR, setor responsável pela organização da feira.

Curiosidades

O estande do curso de Física era um dos mais concorridos. Os estudantes que visitaram o espaço se surpreenderam com as experiências científicas e os equipamentos apresentados pelos universitários, como o gerador de Van der Graff, esfera metálica que arrepia os cabelos de quem a toca. Uma das principais atrações do curso de Engenharia Mecânica foi o carro criado por alunos para a competição nacional SAE Baja. "Estudantes de várias universidades recebem um motor padrão e precisam desenvolver todas as outras partes do veículo. Depois, o carro passa por provas, como correr e subir rampas", explica Juliana Bunn, 21 anos, aluna do 3º ano de Engenharia Mecânica.

* * * * *

Serviço

"UFPR Cursos e Profissões: uma feira de idéias para o seu futuro": até 17 de agosto, das 8 às 18 horas, no câmpus Jardim Botânico (Rua Lothário Meissner, 632).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]